EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências 1º semestre- 5A

Publicado em 06/07/2018 às 14h31

Nesse semestre trabalhamos com foco no estabelecimento de rotina, combinados de convivência, hábitos de higiene, organização dos materiais e espaços e vestimentas. A autonomia e independência foram trabalhadas com atividades onde as crianças manipulam suas mochilas, pegam suas agendas e suas canecas. No almoço assim como no café, se servem e utilizam prato de vidro e talheres garfo e faca.

 Desenvolvemos também um trabalho importante para o aprendizado das crianças referente à escovação dos dentes e cuidados pessoais por meio de rodas de conversas, vídeos com orientações relacionados a importância da higiene pessoal e bucal, demonstração da escovação de forma correta, utilizando o “Bocão”, fantoches em roda de histórias além da conscientização do uso da água. Foi realizado entre os meses de março e maio a triagem e o mutirão da saúde bucal em parceria com a UBS Jd. Souza. As crianças passaram por uma triagem odontológica onde foi possível identificar casos leves que puderam ser atendidos na própria unidade escolar (durante o mutirão) e casos mais específicos encaminhados a UBS para tratamento posterior com acompanhamento do responsável. Estamos aguardando orientações da UBS para maiores informações aos responsáveis.

Fazem parte de nosso dia-a-dia: situações de contagem, separação de objetos por cor, forma e tamanho, contagem do tempo por meio do calendário e marcação de dias significativos, como o dia do brinquedo e data de aniversários. O quadro de números e mapa do Brasil está bem à vista para que as crianças possam consultar quando precisar.

Realizamos vivências com rodas cantadas, músicas dramatizadas, desenhos diversos, apreciação de produções próprias, dos colegas e de outros artistas, pinturas variadas e manuseio com massa de modelar.

 O Projeto Cultura Indígena foi trabalhado por meio de vivências de brincadeiras indígenas, degustação de mandioca, manuseio de urucum, desenho de observação, histórias e lendas indígenas, estabelecendo algumas relações entre a cultura indígena e o nosso modo de vida, como moradia, base alimentar, uso de palavras em nosso cotidiano e nomes próprios.  

No Projeto Época Junina nosso objetivo foi que as crianças tivessem contato com as brincadeiras, danças, músicas, comidas, modo de vestir típicas dos festejos juninos. Nosso trabalho de resgate dessa identidade/herança cultural se deu com vivências nos cantos temáticos, pesquisa com as famílias, danças e confecção de enfeites para o espaço escolar e degustação de prato típico da data. Finalizamos o projeto com a festa junina no dia 23 de junho, onde as crianças escolheram dançar o carimbó com a turma do 5D. A presença das famílias nesse evento foi bem expressiva.

No Projeto Leitura em Casa que acontece todas as sextas-feiras, as crianças têm a oportunidade de escolher seus livros para levar para casa e juntamente com a família possam desfrutar de um momento único e assim incentivar as crianças a desenvolverem o hábito da leitura. Na segunda-feira, todos trocam informações através da roda de conversa sobre a leitura realizada em casa. Observamos que a grande maioria das famílias participa e incentiva as crianças lendo e devolvendo o livro na data combinada.

Boas Férias!

Professoras Graça e Tatiana

                            

Enviar comentário

voltar para 5A- Professoras Graça e Tatiana

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||