EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

5B- Professoras Ivete e Léia

Vivenciais Juninas: Degustação de Amendoim

Publicado em 21/06/2018 às 22h30

Em nossas vivências juninas, tivemos uma manhã saborosa, onde degustamos o amendoim torrado, na casca.

Algumas crianças não conheciam o amendoim nessa forma, apenas nos saquinhos vendidos em estabelecimentos comerciais, por isso realizamos uma roda de conversa, onde a turma conheceu como o amendoim cresce e alguns alimentos que são feitos desse alimento.

Foi um manhã rica em aprendizado e experiências!

Comentários (0) e Compartilhar

Pintura em Tela

Publicado em 31/05/2018 às 10h03

Um momento muito divertido e querido pelas crianças é quando trabalhamos com tinta!

Com ela podemos despertar a criatividade e a coordenação motora dos nossos pequenos artistas.

Nessa atividade iniciamos a confecção de um quadro e pintamos primeiramente o  fundo, em breve teremos mais fotos sobre as obras de cada um. Aguardem!

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências no Campo Dirigido

Publicado em 31/05/2018 às 09h40

As atividades que são propostas no campo dirigido, trazem de voltas as brincadeiras antigas de roda, o compartilhar experiências e superar os limites cada uma das nossas crianças.

Nas fotos a seguir vamos ver nossa turma num circuito de pneus, onde atravessá-los requer atenção e agilidade e a tradicional brincadeira de roda da  "batata quente". 

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do 1º bimestre- 5B

Publicado em 02/05/2018 às 10h19

            A sala do Infantil B é formada por 28 crianças, sendo 11 meninos e 17 meninas.

          O período de  adaptação foi um momento de atenção especial, pois algumas crianças vieram de outras instituições e outras nunca tinham tido essa vivência. Cada uma delas demonstrou suas emoções de forma diferente, com isso nossa preocupação foi de transmitir à elas afeto, segurança e um ambiente acolhedor. Apresentamos as crianças os espaços da EMEI e as pessoas que fariam parte de seu convívio. Em especial nos primeiros dias planejamos vivências nas quais as crianças poderiam ficar mais livres para brincar e interagir, enquanto dávamos mais atenção para aquelas que se sentiam inseguras no ambiente.  Nesse período, tivemos a cama elástica, a piscina de bolinhas, brincadeiras de roda e cantinhos temáticos para brincar.

       Realizamos alguns combinados com as crianças para proporcionar uma convivência harmoniosa e respeitosa, realizamos roda de conversa sobre o tema e confeccionamos  um cartaz com os combinados  para que todos pudessem visualizar diariamente.

        Durante o 1º bimestre tivemos na nossa rotina algumas atividades permanentes como contagem diária da crianças presentes, leitura diária realizada pela professora, sala multiuso, cantinhos do brincar, interação entre  salas (5B e 5C), pintura no azulejo, parque e campo dirigido. Essas atividades são realizadas após a roda de conversa e gradualmente as crianças estão se adaptando aos espaços em que são realizadas e aos materiais utilizados.

        Os cuidados pessoais e do ambiente são ações realizadas sistematicamente como: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, arrumar os cabelos , trocar a roupa após alguma intercorrência, limpar o nariz, conhecer seu corpo e suas funções, conhecer e cuidar de seus pertences e do espaço em que está inserido. Estes cuidados são realizados sempre visando a autonomia da criança.

       No campo dirigido destacamos algumas brincadeiras que realizamos com a turma: corre-cutia, morto-vivo, passa anel, batata-quente, roda cantada, coelho sai da toca, uso dos cones com variação de percurso entre eles, dramatização ( A linda rosa).

      No parque as crianças estão cada dia mais adquirindo confiança ao utilizar os brinquedos e sempre sendo orientadas pela professora a usar de forma correta e segura.

      Atualmente, estamos desenvolvendo o projeto  Cultura Indígena, no qual realizamos roda de conversas, apresentação de vídeos e músicas, leitura de histórias e lendas, utilização  de instrumentos musicais e culinária de algumas etnias indígenas. Nossa intenção é mostrar para as crianças como essa cultura nos influencia e sua importância em nossa vida no passado e no presente.

      Destacamos também o projeto alimentação onde a criança é incentivada a experimentar os mais diversos alimentos. Propiciamos a roda de conversa com manuseio e a degustação de alguns alimentos, apresentação de vídeos para conhecer sua importância no seu crescimento e desenvolvimento.

      Durante a refeição a criança participa do sistema self service e utiliza garfo, faca e prato de vidro ao almoçar. As crianças ainda apresentam dificuldade em manusear os talheres, pois estão em processo de aprendizagem para o desenvolvimento dessa habilidade com maior destreza.

     No início desse semestre realizamos algumas atividades de escovação orientada e assistimos vídeos  educativos sobre o tema.  Acompanhamos as crianças durante a escovação e temos percebido um bom desenvolvimento. Ainda há casos de desperdício de água devido às distrações com os colegas ou brincadeiras, mas com  orientações a postura tem mudado a cada dia.

       Todas as sextas-feiras realizamos o empréstimo de livros cuja finalidade é incorporar um comportamento leitor nas crianças e famílias. Nas segundas-feiras realizamos uma roda de conversa onde as crianças contam sobre a leitura que fizeram, quem leu para elas e outras informações. Infelizmente, temos tido alguns casos em que as famílias não têm realizado as leituras. Muitas vezes percebemos que o livro retorna dentro da sacola, sem sinal de que foi lido.

   Agradecemos a colaboração de vocês nesse primeiro bimestre o respeito, a confiança e o carinho durante o nosso contato.

         Obrigada pela  parceria nesse primeiro bimestre!   

Comentários (0) e Compartilhar

Pintura de rosto : Os Munduruku

Publicado em 26/04/2018 às 22h48

Continuando nossas vivências sobre a cultura Indígena, conhecemos os Munduruku, moradores, em sua maioria, no Estado do Pará.

Através de rodas de conversa e vídeos conhecemos seus costumes e realizamos a leitura do livro " Kabá Darebu" de Daniel Munduruku, que nos ensina sobre a cultura indígena e o legado do povo Munduruku.

Para finalizar a sequência fizemos pinturas faciais como as dos Munduruku (em duplas cada criança pintava o rosto do colega). Nós descobrimos que os Munduruku enaltecem as linhas nos rostos e a cor preta. Na vivência as crianças escolheram quais cores gostariam de utilizar no rosto para representar a pintura dos Munduruku.

Nossas crianças adoraram a experiência!

 

 

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do Mês Indígena: Degustação da Mandioca

Publicado em 26/04/2018 às 21h16

Nesse Mes tivemos diversas vivências sobre a cultura indígena, isso inclui também a culinária

Nossa turma conheceu a " Lenda da Mandioca" e  realizou desenhos de observação desse ingrediente essencial na culinária indígena. 

Além disso pudemos experimentar a mandioca cozida e discutimos sobre os pratos que conhecemos com esse ingrediente.

 

Comentários (0) e Compartilhar

Esse sou eu

Publicado em 12/04/2018 às 22h12

Nesse inicio de ano trabalhamos o Projeto Identidade, onde a valorização da criança e de sua identidade, seus gostos, suas culturas são conhecidas, respeitadas e valorizadas.

Em nossa atividade fizemos a leitura do livro " O Patinho Feio" e discutimos sobre as diferenças de cada um e que cada uma dessas diferenças nos torna lindos e únicos.

Logo em seguida as crianças fizeram a produção de si mesmas. Todas as produções ficaram lindas como seus criadores!

 

Comentários (0) e Compartilhar

Inicial Colorida

Publicado em 12/04/2018 às 21h11

Não há nada mais nosso, do que o nosso nome.

E uma maneira prazerosa de aprender a escreve-lo é juntamente com a arte.

Pensando nisso, nossa turma confeccionou as iniciais de seus nomes e realizaram a colagem de bolinhas de papel crepon confeccionadas pela própria turma.

O resultado não poderia ser outro: Lindas produções!!

Comentários (0) e Compartilhar

Acolhimento e Adaptação

Publicado em 28/02/2018 às 12h22

                        Esse é um momento muito especial, pois ele requer toda atenção e carinho com as crianças. Um bom acolhimento nesse período inicial é extremamente importante para criar uma  relação de segurança,  estabelecendo um vínculo afetivo entre todos. Gradualmente a criança vai se adaptando a rotina da escola e assim realizar suas descobertas.

Comentários (0) e Compartilhar

Projeto Leitura

Publicado em 25/02/2018 às 16h26

A leitura nos leva a conhecer lugares e realidades diferentes, também nos desperta a imaginar, compartilhar e questionar o mundo o que vivemos.

Pensando nisso, nossa turma iniciou as atividades de leitura em sala de aula e conheceram o projeto " Leitura em Casa", onde todos os fins de semana as crianças poderão levar livros para casa e, juntamente com suas famílias, poderão desfrutar de momentos muito especiais, na companhia desse grande amigo: O Livro!!

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||