EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências 1º semestre- 5B

Publicado em 06/07/2018 às 14h33

    Durante o 1º semestre em nossa rotina tivemos algumas atividades permanentes distribuídas no decorrer da semana. São elas: contagem diária das crianças presentes, leitura diária realizada pela professora, sala multiuso, cantinhos do brincar, interação com a turma do 5C, pintura no azulejo, parque e campo dirigido. Essas atividades são realizadas após a roda de conversa e gradualmente as crianças estão se adaptando aos espaços em que são realizadas e aos materiais utilizados.

        Os cuidados pessoais e do ambiente são ações realizadas sistematicamente como: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, trocar a roupa após alguma intercorrência, limpar o nariz, conhecer seu corpo e suas funções, conhecer e cuidar de seus pertences e do espaço em que está inserido. Estes cuidados são realizados sempre visando a autonomia da criança.

       No campo dirigido destacamos algumas brincadeiras que realizamos com a turma: corre-cutia, morto-vivo, passa anel, batata-quente, roda cantada, coelho sai da toca, uso dos cones e pneus com variação de percurso entre eles, estátua e dramatizações. Ao realizar estas brincadeiras a criança desenvolve várias aprendizagens, mas principalmente amplia seus movimentos corporais.

     No decorrer desse semestre realizamos alguns projetos que possibilitaram a construção do conhecimento, proporcionando momentos de troca e autonomia:

    Projeto Cultura Indígena, no qual realizamos roda de conversas, apresentação de vídeos sobre algumas etnias existentes em nosso país, (como viviam e como estão atualmente), músicas e movimentos realizados pelos indígenas com a utilização de instrumentos musicais, leitura de histórias e lendas, culinária de algumas etnias indígenas e algumas brincadeiras como: peteca, perna de pau, arranca mandioca, cabo de guerra e cama de gato. Nossa intenção é mostrar para as crianças como essa cultura nos influencia e sua importância em nossa vida no passado e no presente.

      No mês de maio realizamos o dia da Família na Escola com vivências relacionadas a cultura indígena. Nossa finalidade é aproximar a escola e a família para que assim possamos cada vez mais aprimorar nosso trabalho com a integração de ambas as partes. Percebemos o envolvimento das famílias na realização das oficinas propostas, demonstraram alegria e satisfação, e ao deixarem os comentários sobre as experiências vividas obtivemos muitos elogios.

     Projeto alimentação onde a criança é incentivada a experimentar os mais diversos alimentos com foco na alimentação saudável. Propiciamos a roda de conversa com manuseio e a degustação de alguns alimentos, apresentação de vídeos para conhecer sua importância no seu crescimento e desenvolvimento.  Durante a refeição a criança participa do sistema restaurante: no café da manhã coloca na caneca o seu leite e passa a manteiga ou geleia no pão; no almoço as travessas são colocadas na mesa e cada criança compõe seu prato com os alimentos oferecidos. Aqui utilizam garfo, faca, prato de vidro e guardanapo ao almoçar. As crianças ainda apresentam dificuldade em manusear os talheres (principalmente a faca), pois estão em processo de aprendizagem para o desenvolvimento dessa habilidade com maior destreza. As famílias podem contribuir com essa aprendizagem fazendo uso dos talheres também em casa.  Durante as refeições as crianças são orientadas pelos educadores a se servir de uma quantidade adequada para evitar o desperdício e são estimuladas a experimentar os alimentos oferecidos. Esse projeto colabora para que os bons hábitos alimentares sejam desenvolvidos desde cedo e que as famílias também percebam a importância de uma boa alimentação.

       Projeto Leitura em Casa todas as sextas-feiras realizamos o empréstimo de livros cuja finalidade é incorporar um comportamento leitor nas crianças e famílias. Nas segundas-feiras realizamos uma roda de conversa onde as crianças contam sobre a leitura que fizeram, quem leu para elas e outras informações. Infelizmente, temos tido alguns casos em que as famílias não têm realizado as leituras. Muitas vezes percebemos que o livro retorna dentro da sacola, sem sinal de que foi mexido. Ressaltamos que as professoras realizam leitura diariamente com as crianças para garantir o contato com esse universo leitor e que a parceria com a família através do Projeto Leitura em Casa faz toda diferença, pois as crianças ficam mais curiosas em relação aos livros e às histórias lidas.      

     No decorrer desse semestre realizamos algumas atividades de escovação orientada e assistimos vídeos educativos sobre o tema.  Acompanhamos as crianças durante a escovação e temos percebido um bom desenvolvimento. Ainda há casos de desperdício de água devido às distrações, mas com orientações a postura tem mudado a cada dia. Nos meses de abril e maio tivemos a visita da Dra. Alessandra, dentista da UBS Jardim Souza, que fez a triagem de todas as crianças e indicou quais necessitavam de um acompanhamento na UBS.

    Nos meses de maio e junho trabalhamos a Época Junina, onde as crianças participaram de vivências típicas do ciclo junino. Tivemos rodas de conversa, vídeos, músicas e uso de instrumentos musicais, brincadeiras, apreciação de obras de artistas como J. Borges, Madalena, Rosalino dentre outros. Nesse período também propomos muitos desenhos de todos os tipos e com materiais e suportes variados, muita dança, culinária, confecção de convite e enfeites para a nossa festa. As crianças gostaram bastante de poder escolher qual brincadeira gratuita eles gostariam que tivesse na nossa festa. Cada turma escolheu e marcamos num painel exposto no pátio. Ganhou a brincadeira da Boca do Palhaço. No dia da festa eles puderam brincar muito nessa barraca.

          Agradecemos a colaboração e parceria das famílias nesse semestre. Boas férias!

 

Enviar comentário

voltar para 5B- Professoras Ivete e Léia

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||