EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 1º bimestre- 5B

Publicado em 02/05/2018 às 10h19

            A sala do Infantil B é formada por 28 crianças, sendo 11 meninos e 17 meninas.

          O período de  adaptação foi um momento de atenção especial, pois algumas crianças vieram de outras instituições e outras nunca tinham tido essa vivência. Cada uma delas demonstrou suas emoções de forma diferente, com isso nossa preocupação foi de transmitir à elas afeto, segurança e um ambiente acolhedor. Apresentamos as crianças os espaços da EMEI e as pessoas que fariam parte de seu convívio. Em especial nos primeiros dias planejamos vivências nas quais as crianças poderiam ficar mais livres para brincar e interagir, enquanto dávamos mais atenção para aquelas que se sentiam inseguras no ambiente.  Nesse período, tivemos a cama elástica, a piscina de bolinhas, brincadeiras de roda e cantinhos temáticos para brincar.

       Realizamos alguns combinados com as crianças para proporcionar uma convivência harmoniosa e respeitosa, realizamos roda de conversa sobre o tema e confeccionamos  um cartaz com os combinados  para que todos pudessem visualizar diariamente.

        Durante o 1º bimestre tivemos na nossa rotina algumas atividades permanentes como contagem diária da crianças presentes, leitura diária realizada pela professora, sala multiuso, cantinhos do brincar, interação entre  salas (5B e 5C), pintura no azulejo, parque e campo dirigido. Essas atividades são realizadas após a roda de conversa e gradualmente as crianças estão se adaptando aos espaços em que são realizadas e aos materiais utilizados.

        Os cuidados pessoais e do ambiente são ações realizadas sistematicamente como: lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, arrumar os cabelos , trocar a roupa após alguma intercorrência, limpar o nariz, conhecer seu corpo e suas funções, conhecer e cuidar de seus pertences e do espaço em que está inserido. Estes cuidados são realizados sempre visando a autonomia da criança.

       No campo dirigido destacamos algumas brincadeiras que realizamos com a turma: corre-cutia, morto-vivo, passa anel, batata-quente, roda cantada, coelho sai da toca, uso dos cones com variação de percurso entre eles, dramatização ( A linda rosa).

      No parque as crianças estão cada dia mais adquirindo confiança ao utilizar os brinquedos e sempre sendo orientadas pela professora a usar de forma correta e segura.

      Atualmente, estamos desenvolvendo o projeto  Cultura Indígena, no qual realizamos roda de conversas, apresentação de vídeos e músicas, leitura de histórias e lendas, utilização  de instrumentos musicais e culinária de algumas etnias indígenas. Nossa intenção é mostrar para as crianças como essa cultura nos influencia e sua importância em nossa vida no passado e no presente.

      Destacamos também o projeto alimentação onde a criança é incentivada a experimentar os mais diversos alimentos. Propiciamos a roda de conversa com manuseio e a degustação de alguns alimentos, apresentação de vídeos para conhecer sua importância no seu crescimento e desenvolvimento.

      Durante a refeição a criança participa do sistema self service e utiliza garfo, faca e prato de vidro ao almoçar. As crianças ainda apresentam dificuldade em manusear os talheres, pois estão em processo de aprendizagem para o desenvolvimento dessa habilidade com maior destreza.

     No início desse semestre realizamos algumas atividades de escovação orientada e assistimos vídeos  educativos sobre o tema.  Acompanhamos as crianças durante a escovação e temos percebido um bom desenvolvimento. Ainda há casos de desperdício de água devido às distrações com os colegas ou brincadeiras, mas com  orientações a postura tem mudado a cada dia.

       Todas as sextas-feiras realizamos o empréstimo de livros cuja finalidade é incorporar um comportamento leitor nas crianças e famílias. Nas segundas-feiras realizamos uma roda de conversa onde as crianças contam sobre a leitura que fizeram, quem leu para elas e outras informações. Infelizmente, temos tido alguns casos em que as famílias não têm realizado as leituras. Muitas vezes percebemos que o livro retorna dentro da sacola, sem sinal de que foi lido.

   Agradecemos a colaboração de vocês nesse primeiro bimestre o respeito, a confiança e o carinho durante o nosso contato.

         Obrigada pela  parceria nesse primeiro bimestre!   

Enviar comentário

voltar para 5B- Professoras Ivete e Léia

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||