EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 5B (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h07

2º SEMESTRE DE 2018– TURMA 5B- PROFªs IVETE E LÉIA 

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

        Iniciamos o segundo semestre realizando atividades e vivências de acolhimento no retorno do recesso escolar: roda de conversa com as boas-vindas para as crianças, relatando como foram nossos dias de férias e das crianças também. As crianças realizaram desenho coletivo, dançaram e cantaram diversos ritmos e gêneros. Tivemos também gincanas e a culinária do bolo de chocolate, sabor escolhido pelas crianças. Nesse período, realizamos rodas de conversa para resgatar os combinados feitos entre todos no semestre anterior e assim proporcionar a continuidade de um convívio harmonioso e respeitoso.

      No cuidado de si, do outro e do ambiente continuamos a desenvolver vivências sobre a higiene pessoal reforçando a importância na higienização das mãos, unhas, rosto, roupas, uso adequado do banheiro e do ambiente em que estamos inseridos, visando a prevenção de doenças. Utilizamos kits diversos na colocação de cadarço, abotoar e desabotoar a roupa, fechar e abrir zíper com a intenção da criança adquirir autonomia ao se vestir e se calçar. Diariamente incentivamos as crianças a ajudarem uns aos outros durante as diversas situações ocorridas na rotina, fazendo com que percebam a importância da solidariedade entre todos, cultivando uma cultura de paz.

  

    O Brincar e o Imaginar são atividades vivenciadas diariamente nos diversos espaços como os cantos temáticos para brincar. Observamos que nestas vivências as crianças desenvolveram sua capacidade de imaginação, imitação e observação. Materiais como caixas e potes de diversas formas e tamanhos, fantasias, tecidos, objetos diversificados para a montagem de ambientes e a dramatização se fizeram presentes nesses momentos ampliando ainda mais a capacidade de criar das crianças.

 As crianças brincam no parque todos os dias, nesse momento elas demostram uma imensa alegria em explorar esse espaço, evoluindo em suas habilidades corporais e emocionais. No campo dirigido realizamos brincadeiras com algumas regras previamente estabelecidas com todos como: cabo de guerra, corrida, amarelinha, circuitos com cordas, cones e bambolês, corre cotia, morto-vivo, passa-anel, estátua, gato e rato, Escravos de Jó, Joaninha entre outras brincadeiras tradicionais.

    No Conhecimento Matemático realizamos atividades que desenvolvem o raciocínio e a memória como: jogos de montar diversos, quebra-cabeça, dados numéricos e dados com figuras geométricas, marcação do registro de pontuação jogo da memória e levantamento de hipóteses diante de uma situação-problema, contagem de crianças diária sempre com comparações, culinária (unidades de medidas) e gráficos (coleta de dados).

  Na Linguagem Musical iniciamos o projeto de implantação de um Parque Sonoro. Trabalhamos sons do cotidiano e suas intensidades, diferentes instrumentos musicais, incluindo instrumentos africanos e conhecemos autores consagrados da música clássica como Antônio Vivaldi. Utilizamos alguns instrumentos musicais como: pandeiros, chocalhos, flauta, tambor para acompanhar ritmos e criar batidas para expressar as criações das crianças. Destacamos a produção de sons corporais para acompanhar os diversos gêneros musicais sempre atentos à harmonia, exemplo disso foi acompanhar a música “We Will Rock You” da banda Queen batendo palmas e batendo na mesa.

    Em Artes Visuais trabalhamos as diversas formas do desenho: observação, memória e imaginação, utilizando diversos materiais e suportes como a massa de modelar. Também trabalhamos a apreciação de imagens e obras dos mais diversos artistas.

  No Projeto Etnia com o tema Cultura Afro-Brasileira, iniciamos com a apresentação dos bonecos negros e a escolha dos nomes por votação. As crianças escolheram os nomes Nala e Akin. Fizemos também um cronograma de visita dos bonecos semanalmente na casa das crianças, onde todas as famílias puderam conhece-los e registrar como foi a visita.

Realizamos roda de conversa com as crianças para que relatassem o que conhecem sobre essa cultura, apresentamos vídeos, músicas, danças, o jogo da capoeira, o balé, imagens e livros para que todos pudessem se apropriar um pouco mais dessa cultura, respeitar as diferenças e a ter autoestima.

 Montamos uma sala temática onde foram expostos livros, imagens, instrumentos musicais, animais, bonecos, tecidos, vídeos para que assim todos conhecessem e respeitassem a diversidade cultural do povo africano.

Conhecemos também diferentes personalidades negras e afrodescendentes que tiverem ou ainda têm destaque no cenário brasileiro e mundial e suas contribuições. Dentre essas personalidades podemos citar Martin Luther King, André Rebouças e as princesas africanas Sarah Culberson, Elizabeth Bagaya e Akousa Busia.

Finalizamos o projeto com uma mostra cultural dos trabalhos realizados com apresentações e convidados especiais para esse evento.

 Nesse semestre demos continuidade ao Projeto alimentação que é muito importante para o desenvolvimento nutricional da criança.  Dividimos os alimentos naturais em meses para que a turma pudesse aprender de forma detalhada cada um deles contextualizando-os ao seu dia-a-dia. No mês de agosto trabalhamos as frutas e demos destaque ao Kiwi, fruta pouco apreciada nas casas dos brasileiros devido ao seu sabor diferenciado e seu alto custo. Nessa experiência as crianças puderam também degustar a fruta e vimos boas reações da turma. Em setembro trabalhamos as verduras e encerramos com uma vivência na cozinha experimental da nossa escola com uma receita de torta de espinafre, que foi apreciada e aprovada por todas as crianças. Nos meses de outubro e novembro trabalhamos os legumes e grãos e realizamos o plantio de rabanete. Foi uma experiência muito importante para a turma, pois puderam conhecer o processo da germinação, esperar a colheita e a degustação do legume. Por fim em dezembro, finalizamos nosso projeto coma visita a um Sacolão da região para que as crianças pudessem unir todas as vivências do semestre, além de poderem conhecer sua região e os comércios que fazem parte dele. Continuamos realizando o sistema restaurante e o uso de garfo e faca durante o almoço. Notamos um grande avanço das crianças nessa forma de manuseio dos talheres e ao se servir dos alimentos.

    O acervo dos livros do Projeto Leitura foisubstituído por outros nesse semestre para despertar ainda mais o interesse das crianças pela leitura. Nesse semestre, tivemos alguns casos de não devolução dos livros, e assim as crianças não puderam participar do projeto. A maior parte das famílias participou de forma ativa e as crianças sempre contavam que os livros foram lidos e até mesmo compartilhavam com os colegas nas rodas de conversa a história lida.

   Nesse semestre fomos ao Circo Espacial e ao Museu dos Insetos, essas atividades foram integradas às nossas ações pedagógicas. Realizamos rodas de conversa sobre o Circo e ao participarem do espetáculo ficaram maravilhados com tudo que assistiram questionando como os artistas faziam aqueles giros corporais. Em nossa visita ao museu as crianças demostraram suas emoções através de gestos e olhares ao verem muitos tipos de insetos e saber sobre sua importância na natureza. A maioria das crianças participou das aulas-passeios.

No mês de setembro nossa escola comemorou 25 anos de existência, realizamos com as crianças rodas de conversa sobre o tema, exibimos imagens e fotos da escola, de sua trajetória, as pessoas que já passaram por aqui... No dia 22 de setembro realizamos uma festa para a comunidade com apresentações culturais e ações. Nesse dia também grafitamos o muro da escola com os desenhos que as crianças fizeram dos projetos e ações. Nossa turma ficou responsável em desenhar o projeto Cultura Indígena. Infelizmente, poucos pais dessa turma participaram desde evento.

  Gostaríamos de agradecer aos responsáveis pelas crianças pela colaboração e confiança no nosso trabalho, pela atenção, carinho e respeito que nos foi dado.

    DESEJAMOS A TODOS BOAS FESTAS E QUE O ANO NOVO SEJA REPLETO DE PROSPERIDADE.

 

 

Enviar comentário

voltar para 5B- Professoras Ivete e Léia

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||