EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

5C- Professoras Beth e Eliana

Confecção de Enfeites Juninos

Publicado em 03/07/2018 às 19h05

Os enfeites  utilizados na nossa festa foram confeccionados com as crianças e os pais. Utilizamos e valorizamos a cultura popular através da apresentação de obras que representam a Época Junina com artistas como  Volpi, J. Borges e Noemisa Batista dos Santos.  Utilizamos diferentes técnicas ( Xilogravura no isopor, esculturas, dobraduras, costumização etc).

Comentários (0) e Compartilhar

CANTINHOS LÚDICOS

Publicado em 25/06/2018 às 16h07

Esses espaços tem por finalidade possibilitar a criança que tenha acesso ao universo lúdico, recriando cenários do seu cotidiano , o que possibilita criações imaginárias diversas, incentivando o convívio social e o respeito ao espaço do outro, a observação, imitação e a imaginação através de um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança.

Comentários (0) e Compartilhar

ÉPOCA JUNINA

Publicado em 25/06/2018 às 15h41

No mês de junho as crianças tiveram a oportunidade de vivênciar várias atividades da Época Junina, conhecendo sua diversidade cultural através de atividades de dança, brincadeiras, culinária, imagens, músicas e histórias. Finalizamos com uma grande festa na escola, onde as crianças puderam expor o que aprenderam nessa época.

Comentários (0) e Compartilhar

Projeto Identidade: Essa amizade que nasceu entre você e eu...

Publicado em 13/05/2018 às 14h25

Durante esse primeiro semestre muitas amizades surgiram entre nossas crianças . Através do projeto identidade as crianças vivenciaram atividades de cooperação e solidariedade, para o fortalecimento desses laços, tão importantes na formação da personalidade de nossas crianças.

Comentários (0) e Compartilhar

Cozinha Experimental: Delícias com Mandioca

Publicado em 13/05/2018 às 14h08

A Mandioca é um alimento muito utilizado na Cultura Indígena de diversas formas. Nossa! Quantas receitas podemos fazer com um alimento tão rico em nutrientes e que faz parte do cardápio do povo brasileiro. Fizemos degustação e a receita do Caldo de mandioca, trabalhamos a quantidade de cada ingrediente, a escrita da receita e todos participaram ajudando a colocar os ingredientes . No final as crianças se deliciaram!

Comentários (0) e Compartilhar

CULTURA INDÍGENA: Pintura com Urucum e Pintura facial Indígena

Publicado em 13/05/2018 às 13h34

As crianças vivenciaram várias possibilidade de pinturas indígenas e pintaram o rosto umas das outras, através da observação das imagens do povo Tupi-Kawahib. Manipularam o pé de Urucum , observaram fotos e imagens indígenas e fizeram pinturas com Urucum .

Comentários (0) e Compartilhar

CULTURA INDÍGENA: Brincadeiras Indígenas

Publicado em 13/05/2018 às 12h56

As brincadeiras fazem parte do acervo de conhecimento indígena. Nossas crianças puderam entrar em contato com várias delas . No primeiro momento contei a história Curupira Brinca Comigo? do escritos Lô Carvalho. Pesquisamos brincadeiras de origem indígena e confeccionamos um brinquedo indígena, a Peteca. Somente depois as crianças vivenciaram várias delas entre as quais a Cama de Gato, Arranca Mandioca, Cabo de Guerra e Peteca. As crianças adoraram participar!

Comentários (0) e Compartilhar

CULTURA INDÍGENA: Lendas, Músicas e Instrumentos

Publicado em 13/05/2018 às 12h40

Nossas criancas tiveram a oportunidade de ouvir lendas e histórias da Cultura Indígena. Foram momentos especiais vivenciados com muito entusiasmo pelas crianças.Os mitos e as lendas são formas fantásticas de contar como as coisas aconteceram no início do mundo. Por meio deles homems explicam a origem do universo, do dia e da noite, da saúde e da doença. Explicam tudo de forma a ordenar a vida das pessoas.Na Cultura Indígena elas são muito ricas em detalhes.

Os Instrumentos  musicais e as músicas também fizeram parte das vivências indígenas.

Comentários (0) e Compartilhar

Cozinha Experimental: Degustação de Legumes e Bolo de Cenoura

Publicado em 13/05/2018 às 12h13

Neste dia as crianças fizeram degustaçãode cenoura e logo após coletivamente preparamos um bolo  em que todos participaram acrescentado ingredientes, untando a forma e mexendo o preparo. As crianças participaram com grande entusiasmo e conseguiram perceber a diferença entre o legume cru e inserido na receita. Foi enviado a receita para os pais para que esse momento prazeroso pudesse ser vivenciado também em família.

 

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do 1º bimestre- 5C

Publicado em 03/05/2018 às 16h48

Iniciamos o bimestre com um trabalho bem sistemático do cuidado de si e do outro e do ambiente, as crianças se apropriaram dos espaços da escola, visitamos todas as salas, conhecemos as professoras e funcionários, onde houve apresentação conjunta de todos nestes ambientes. Eles já utilizam os espaços com desenvoltura, realizam a higiene de forma correta, no parque conseguem tirar e colocar os tênis que estão com areia e estão em processo de aprendizagem da amarração. Algumas crianças estão ajudando as outras nessa aprendizagem, organizam os potinhos que utilizam e fazem a higiene pós-parque corretamente , todos conseguem organizar suas mochilas e grande parte as mantém organizadas.

Quando ocorre algum atrito entre eles poucos respondem de forma agressiva , no geral  pedem ajuda a um adulto  e alguns já negociam uma solução pacífica . Não possuem resistência em pedir desculpas ou auxiliar os colegas que estão precisando.

No horário do almoço já conseguem colocar a quantidade adequada de alimento no prato, porém muitos ainda possuem dificuldades no manuseio de garfo e faca. De forma geral experimentam vários alimentos, mas possuem resistência por alguns legumes como beterraba, chuchu e cenoura.

 Realizamos brincadeiras que utilizassem o nome da criança como: Se eu fosse um peixinho, Quando no mar eu navegava, Rola a bola com a finalidade de que as crianças aprendessem o nome uns dos outros. O movimento está além de simplesmente mover as partes do corpo ou se deslocar pelo espaço físico, é um meio de comunicação necessário para que a criança possa interagir com o espaço e o meio social em que vive. Realizamos várias atividades  psicomotoras de equilíbrio, coordenação, consciência corporal. Fizemos atividade com cantinhos temáticos onde as crianças vivenciam o seu cotidiano e dão asas à imaginação.

A hora da escovação é um momento prazeroso, todos já entenderam a importância de manter os dentes sempre limpos e saudáveis, esse incentivo tem sido feito através da roda de conversa, vídeos, atividade e histórias que é um dos momentos preferidos da turma, eles ficam calmos e ouvem com muita atenção.

No mês de abril iniciamos o trabalho sobre cultura Indígena onde entramos em contato com seu modo de vida, sua alimentação, brincadeiras, jogos, pintura, desenhos, palavras usadas por nós com origem indígena, lendas, histórias vinculando seu modo de vida durante os primeiros anos de descobrimento até os dias de hoje.

Temos também o Projeto Leitura que é desenvolvido através de empréstimos, onde a criança tem oportunidade de escolher uma vez por semana o livro que mais lhe agrada e pode levar para casa para ser lido em família. A ideia é criar hábitos de leitura e fazer com que os pequenos percebam que ler pode e deve ser algo prazeroso. Essa prática é reforçada na escola na roda de conversa que acontece todas as segundas-feiras e cada uma pode se expressar como foi a leitura em casa e qual parte do livro chamou-lhes mais a atenção.

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||