EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências 1º semestre- 5D

Publicado em 06/07/2018 às 14h36

 

O período de adaptação ocorreu de forma gradual. No início muitos choravam, por estarem em um ambiente novo, mas aos poucos foram adquirindo confiança, estabelecendo vínculo com as professoras, colegas e demais funcionários da escola, adaptando-se com facilidade à rotina da EMEI de maneira alegre e tranquila.

 

Neste período realizamos passeios pela escola para reconhecimento dos espaços, apresentações das pessoas que iriam fazer parte do convívio com as crianças. Vivenciaram atividades na cama elástica, piscina de bolinha, brincadeiras de roda, cantinhos temáticos, brinquedos de montar, etc.

 

As crianças gostam de participar e auxiliar os colegas durante as atividades propostas. Brincam de forma amigável, dividem os brinquedos sem nenhuma dificuldade.

 

Percebemos que a maioria das crianças gosta muito das vivências no campo dirigido e vem ampliando gradualmente a destreza para se deslocarem no espaço em atividades que exigem movimentos como: correr, pular, engatinhar, arrastar, subir. Observamos essas ações também no uso dos brinquedos do parque.

 

Algumas atividades fazem parte da nossa rotina de trabalho, como: contagem, calendário, leitura diária realizada pelas professoras, interação com outras turmas, parque, campo dirigido, cantinhos na sala ou no pátio, sala multiuso, pintura no azulejo, roda de conversa.

 

Em fevereiro, trabalhamos com o tema carnaval com músicas, imagens e um grande baile. No mês de abril o nosso foco foi o trabalho com o tema Cultura Indígena que foi desenvolvido através de várias vivências. O que as crianças mais apreciaram foram as leituras de textos informativos, de lendas e histórias de diferentes povos indígenas. As crianças vivenciaram também brincadeiras (cama de gato, cabo de guerra e arranca mandioca) músicas e culinária indígena (caldo de mandioca). Foi um projeto muito importante, pois observamos que as crianças aprenderam a respeitar e a valorizar os indígenas e sua cultura.

 

Nos meses de maio e junho, trabalhamos a Época Junina com a participação das crianças nas atividades realizadas como: confecção de cartazes, convite e apresentação de dança. As crianças vivenciaram brincadeiras (boca do palhaço, pescaria, jogo de argolas) e fizeram a apreciação de obras de artistas que retrataram os festejos juninos.

 

Também desenvolvemos em parceria com as famílias o Projeto Leitura em casa que tem como objetivo despertar o gosto e o prazer das crianças pela leitura. Como incentivo à leitura  as crianças manuseiam diversos portadores de textos ( livros, gibis, revista, receita ). Percebemos que a maior parte das famílias tem se preocupado em ler os livros para as crianças e em devolver os livros nas datas combinadas.

 

Algumas ações foram desenvolvidas visando a autonomia e independência das crianças, como manipular sua mochilas, agendas e toalhinhas. Em sua maioria as crianças estão desenvolvendo hábitos de higiene como: escovar os dentes, lavar as mãos depois de usar o banheiro, depois das atividades no parque, antes das refeições, usar o guardanapo para limpar a boca após as refeições, limpar o nariz.

As crianças gostam muito da hora da higiene bucal, já começaram a entender que é muito importante fazer a higiene corretamente após as refeições. Tem ajudado muito as rodas de conversa e vídeos que mostram a importância desse cuidado para o nosso corpo. Tivemos também uma ação junto à UBS Jardim Souza que realizou a triagem odontológica de todas as crianças possibilitando identificar quais necessitavam de atendimento para eventual tratamento. Aquelas cujos casos eram mais simples foram atendidas pela equipe de dentistas aqui na EMEI através do Mutirão da Saúde Bucal, já os casos mais complexos foram encaminhados para atendimento na UBS a cargo dos responsáveis. Estamos aguardando orientações da UBS para informar os pais.

 

No projeto Alimentação Saudável temos buscado variadas formas de demonstrar a importância dos alimentos saudáveis para a saúde do corpo como também o que devemos evitar comer e o porquê de alguns alimentos fazerem mal a nossa saúde. Esse trabalho tem trazido bons resultados, pois no início do ano a maioria só comia arroz e feijão. Agora estão aceitando experimentar legumes e verduras. Estão também aprendendo a manusear a faca. Sabemos que o caminho é longo, por isso contamos com a colaboração e parceria das famílias para reforçar os bons hábitos alimentares também em casa.

 

Percebemos as famílias preocupadas em manter uma boa comunicação através da agenda e colaborando com as solicitações da escola. Porém, sentimos falta de uma participação mais efetiva nos eventos e reuniões. No Dia da Família na Escola que foi realizado em maio tivemos a presença de apenas cinco famílias o que foi muito pouco diante do número de pais que temos na turma.

 

Agradecemos a colaboração, a confiança e o respeito durante o nosso contato neste semestre!

 

Professoras Maria Suely e Sueli

 

Enviar comentário

voltar para 5D- Professoras Maria Suely e Sueli

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||