EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 5E (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h13

2º SEMESTRE DE 2018– TURMA 5E- PROFªs  TATIANA e MARTA 

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

     A nossa turma neste semestre ficou composta por 28 crianças.

    Logo após o retorno do recesso de julho, tivemos uma programação com várias atividades e vivências com foco no acolhimento das crianças e na interação entre as turmas. Desenho coletivo, roda de conversa e de música, confecção de massinha, gincanas “Com pneus e cones”, dentre outras fizeram parte da nossa rotina nesse período. Outras importantes ações neste retorno foram vivenciadas através das brincadeiras tradicionais, como: batata quente, pé de lata, corre cutia, amarelinha, circuito de pneus, brincadeira da cadeira e estátua, cabo de guerra, etc.  

   No trabalho sobre o Folclore, procuramos apresentar às crianças as lendas como: Saci, Boto rosa, Iara, Curupira, a Mula sem Cabeça, Boitatá, e da Vitória Régia. As músicas e as parlendas, também fizeram parte deste contexto ampliando o vocabulário, os movimentos corporais e o nosso conhecimento a respeito da cultura brasileira. Com base nos estudos do PEA (Projeto Especial de Ação) demos ênfase a diversos tipos de desenhos como: desenho de observação, desenho de memória, desenho de imaginação, vivências com diferentes tipos de som, e vivências teatrais, apreciações de obras de artistas negros e personalidades negra.

    Trabalhamos também a sequência didática “do balé à capoeira” onde foi proposto às crianças diversos ritmos musicais para que percebessem as características tanto do balé quanto da capoeira. Aguçamos a curiosidade das crianças para apreciar outros ritmos e também perceber diferenças entre os passos do ballet e a ginga da capoeira.

   O trabalho com o projeto Cultura Afro Brasileira foi muito importante, Com ele desenvolvemos diversas vivências, dentre elas, destacam-se as rodas de conversas, Rodas de histórias como “As tranças de Bintou”, “Bruna e a galinha da Angola”, “Menina bonita do laço de fita”, e vídeos com músicas e danças de origem africana, e também com a vivência da visita dos bonecos africanos na casa das crianças. Eles escolheram, através de votação, o nome dos bonecos da nossa turma. O nome escolhido para o boneco foi Kamau, que significa “Guerreiro” e da boneca, Malaika que significa “Anjo”. Com essas vivências elas puderam refletir sobre o preconceito que ainda existe em nosso país, além de aprenderem a respeitar, aceitar as pessoas como elas são e ter o cuidado com o outro e com si mesmo.

      Conhecemos alguns personagens negros de grande influência em nosso país, os símbolos adinkras os quais cada qual trás um significado, trouxemos algumas brincadeiras que as crianças da África brincam para o cotidiano e vivências de nossas crianças. Tivemos também na EMEI, a exposição da Arca de Ébano com instrumentos musicais, literatura africana e outros objetos da Cultura Africana.

    No mês de setembro aconteceu a festa de comemoração dos Vinte e Cinco anos da EMEI Salomão Jorge, onde recebemos as crianças, famílias, comunidade e outras pessoas que fizeram parte dessa trajetória. Foi uma festa maravilhosa, tivemos a Fanfarra da EMEF Oliveira Viana, exposição das produções crianças, pintura do muro EMEI com os desenhos das crianças (o Ciclo Social Arte passou os desenhos para o muro e as crianças e famílias fizeram a pintura). E para finalizar, tivemos o bolo de aniversário, o qual foi dividido com todos presentes.

     Na semana da criança foram desenvolvidas atividades lúdicas em que elas puderam interagir com outras turmas, trocando assim, conhecimentos, afetividade e experiências. Tivemos: Sessão pipoca com filme, Piquenique, baladinha com fantasias ou pijamas, Pula – Pula e apresentação do espetáculo “Em Busca da Boneca Azul”. Atividades estas, escolhidas pelas próprias crianças. Seguindo, tivemos duas aulas-passeio, a primeira na Biblioteca Belmonte, onde as crianças tiveram uma tarde muito agradável em companhia do palhaço Gibiló e o segundo passeio foi no Planeta Inseto, onde as crianças tiveram a oportunidade de em meio a natureza conhecer um pouco mais sobre a vida dos insetos.

      Em relação ao Projeto Alimentação demos continuidade ao trabalho proporcionando maior autonomia ao uso de talheres (garfo e faca). Já fazem seu prato observando a quantidade suficiente pra não haver desperdício. Estamos também em constante incentivo para uma maior aceitação de verduras e legumes. Realizamos diversas vivências com fantoches, vídeos, desenhos e rodas de conversa sobre a importância de cada alimento para o nosso corpo. Em paralelo fizemos uma pesquisa alimentar com as famílias e para nossa surpresa a grande maioria das crianças utiliza a colher e muitas vezes com auxílio de um adulto. Apenas uma família indicou que a criança utiliza faca e garfo em suas refeições. Isso explica em parte porque as crianças ainda têm tanta resistência em usar a faca durante as refeições aqui na EMEI.  Observamos que a turma do 5E tem como alimento preferido arroz e macarrão e grande resistência a legumes e verduras, até mesmo para experimentar. A composição do prato por parte das crianças, teve um debate quase que diário, pois alguns têm muita resistência em provar os alimentos que não conhecem. Para isso conversamos sobre o cardápio oferecido no dia, que fica afixado no refeitório, e seu consumo.

     Enfatizamos o trabalho de higiene pessoal como por exemplo, lavar as mãos após utilizar o banheiro e antes das refeições, na escovação o cuidado com os dentes e a forma como escová-los, de modo que tenha uma saúde bucal adequada. Como resultado, as crianças estão agindo com mais autonomia nessas ações de autocuidado.

     O Projeto Leitura em Casa manteve seus empréstimos todas as sextas-feiras, no qual as crianças têm a oportunidade de escolher seus livros para levar para casa e juntamente com a família possam desfrutar de um momento único de incentivo ao hábito da leitura. Nesse semestre também trocamos a bolsa de livros para que pudessem conhecer novas historias e aumentar o vocabulário. Na segunda-feira, todos trocam informações através da roda de conversa sobre a leitura realizada em casa. Observamos que a grande maioria das famílias participa e incentiva as crianças lendo e devolvendo o livro na data combinada.

    O conhecimento matemático foi trabalhado em situações contextualizadas, através da contagem diária, jogos, divisão e agrupamento de materiais, uso das convenções de medidas, para descobrir tamanho, peso, altura, quantidade e largura. A contagem do tempo foi trabalhada com o uso do calendário e marcação de eventos significativos para eles, como dia do brinquedo, festas na EMEI, feriados e aniversários.

    A turma continua com momentos de muita agitação, mas participam das atividades propostas com muito interesse e disposição. A assiduidade é boa, o que demonstra que gostam de frequentar a EMEI. O ambiente da sala é alegre, as crianças continuam colaborando na distribuição e organização dos materiais, agendas, cadernos e brinquedos. Os avanços mais significativos da turma estão na capacidade de registrar suas ideias através do desenho, que estão com muito mais detalhes, forma e cores. Notamos avanços também na utilização e organização dos materiais seja para o desenho, nos cantinhos ou de forma livre.

     Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças e saudades, muitas histórias para contar e relembrar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar. Esta é dinâmica da vida, e assim vamos vivendo e aprendendo a cada dia, uns com os outros, nos engrandecendo como ser humano. E é por este aprender diário que viemos por meio desta mensagem, agradecer aos pais e as crianças, pela contribuição e importância de cada um durante todo esse ano letivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviar comentário

voltar para 5E- Professoras Tatiana e Marta

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||