EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

5G- Professoras Eliana e Andreia

Vivências do 5G (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h15

2º SEMESTRE DE 2018– TURMA 5G- PROFªs ELIANA e ANDRÉIA 

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

          A turma do Infantil I 5G é constituída por 29 crianças, sendo 16 meninos e 13 meninas. As crianças possuem um bom convívio, porém em alguns momentos ainda ocorrem conflitos por disputa de brinquedos ou até pela atenção da professora. Porém, na sequência eles se reconciliam, demonstrando muita facilidade para se desculparem. Através das rodas de conversas, houve uma melhoria significativa no cumprimento dos combinados da turma.

          Ao longo do referido semestre, foram elaboradas diversas ações com o intuito de desenvolver as crianças nas linguagens corporal, oral e escrita, artes visuais, identidade, autonomia e musicalidade. É possível elencar atividades como: audições de diversos gêneros musicais, brincadeiras para interação, desenhos de observação e memória de obras literárias e gravuras, leitura de diferentes gêneros textuais, atividades lúdicas no campo matemático, entre outras.

          A sala multiuso é uma das atividades mais apreciadas pelas crianças, onde são visualizados conteúdos que não são corriqueiros ao cotidiano das mesmas.

          Durante esse semestre, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto Etnia, proposto pelo RCNI, onde o objetivo é desenvolver o respeito à cultura africana, que é primordial para o desenvolvimento da população e cultura brasileira. Neste projeto, desenvolvemos atividades de apreciação de músicas africanas, contato com instrumentos musicais típicos, culinária, contação de histórias relacionadas ao tema, vídeos sobre a cultura e etc. A atividade que obteve maior destaque foi a visita dos bonecos Zulu e Lina, nomes escolhidos pelas próprias crianças. É importante ressaltar que para o sucesso dessa atividade foi essencial a participação da família nessa interação. No retorno dos bonecos à EMEI, é feita a leitura do relato da visita dos mesmos, nota-se neste momento alegria das crianças em compartilhar essa vivência com os demais colegas.

          Concomitantemente ao projeto Etnia, foram desenvolvidas atividades lúdicas com o nome próprio de cada criança, vivências proporcionadas pelas brincadeiras dirigidas como os “cantinhos” e as atividades de interação com a turma do Infantil I 5H.

          O Projeto Leitura em Casa, que ocorreu através do empréstimo de livros durante o ano letivo, despertou o interesse das crianças pela leitura e a prática foi reforçada com as rodas de conversas para verificar a apreciação das obras selecionadas. Essa atividade semanal era aguardada pelas crianças com grande ansiedade, pois algumas já sabiam quais eram os seus livros favoritos. Outra vivência apreciada pelas crianças, foram as aulas-passeio, esses momentos proporcionaram alegria e conhecimento, pois as crianças tiveram acesso a espaços que não haviam ido com os seus familiares, a turma foi para lugares como: Teatro, Planeta Inseto e Museu Afro; este último evento reforçando as atividades trabalhadas em sala de aula com tema Cultura Africana.

          No cuidado de si, iniciamos o semestre utilizando recursos que despertassem nas crianças a importância de uma boa higienização bucal, como fantoches e músicas para a contação de história como a do “O jacaré com dor de dente”, visando criar hábitos saudáveis dentro e fora da escola.

           Nas nossas rodas de conversa, reforçamos o tema mencionado acima com a escovação, uso do fio dental, cáries, mau hálito, os doces e dentes.

          Abordamos também as histórias “A menina que não gostava de frutas” e a “A magia do pequeno almoço”, com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis para um bom crescimento e prevenção das cáries.

          Finalizando o semestre, pode-se concluir que todas as vivências propostas estavam de acordo com o Projeto Político Pedagógico da nossa EMEI e que proporcionaram as crianças meios para que se desenvolvessem de maneira integral.

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências 1º semestre- 5G

Publicado em 06/07/2018 às 14h42

            A turma do Infantil – 5G é composta por trinta e uma crianças, sendo 16 meninos e 15 meninas. O período de adaptação foi à vivência inicial proposta para as mesmas, pois dentre elas haviam crianças que não haviam frequentado nenhuma instituição de ensino. Durante este período, foram realizadas atividades como: cantinhos para brincadeiras, uso da cama elástica, brincadeiras de roda, cantinhos em sala de aula; sempre visando facilitar o convívio com o ambiente e com as demais crianças e adultos. De modo geral, as crianças são bem entrosadas, possuem um bom relacionamento umas com as outras, porém são agitadas e têm um tempo muito curto de concentração. Às vezes acontecem alguns conflitos ocasionados por disputas de brinquedos, mas se desculpam facilmente, e, aos poucos a formação de hábitos de partilha estão sendo fortalecidas. Algumas têm dificuldades em seguir combinados, no entanto temos procurado conversar diariamente através de roda de conversa, histórias e combinados da turma para tentar superar esse comportamento.

            Na linha do tempo, há atividades permanentes que são realizadas ao longo da semana, dentre elas é possível mencionar: contagem de crianças e objetos, calendário, leitura diária para apreciação literária, sala multiuso, cantinhos no pátio interno, campo dirigido, parque, pinturas no azulejo, interação e audição musical.

            No decorrer do primeiro semestre realizamos atividades que permitiam desenvolver a autonomia e a aprendizagem. Em fevereiro, os temas trabalhados foram o Carnaval e o Projeto Identidade, desenvolvidos através de rodas de conversa, brincadeiras com crachás, desenhos de si e da família, audição de músicas, visualização de vídeos referentes ao tema e confecção de máscaras.       

           O “Projeto Alimentação Saudável” que tem como objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis e manter hábitos de higiene de uma forma atraente, lúdica e educativa foi desenvolvido durante todo o semestre. Ainda precisamos reforçar com as crianças as atitudes durante a hora do almoço, evitando que fiquem correndo pelo refeitório ou falando alto. Algumas crianças não aceitam as verduras e frutas, algumas comem só o arroz, outra só feijão, outras não comem nada dizendo já ter se alimentado em casa. Em razão disso, temos feito com as crianças várias rodas de histórias, conversas, vídeos e culinária com o objetivo de incentivá-las a ter uma alimentação mais saudável.

           A hora da escovação é um momento prazeroso, todos já entenderam a importância de manter os dentes sempre limpos e saudáveis. Esse incentivo tem sido feito através da roda de conversa, vídeos, atividades e histórias. Aliás, a hora da história é um dos momentos preferidos da turma; eles ficam calmos e ouvem com muita atenção. No término do mês de abril e inicio do mês de maio, recebemos os profissionais da saúde bucal. As crianças demonstraram grande curiosidade e interesse em participar da triagem feita na unidade escolar. Algumas crianças foram atendidas aqui mesmo na EMEI para tratamentos mais simples. Outras foram encaminhadas para a UBS Jardim Souza para realizar um tratamento mais especializado.

          O “Projeto Leitura em Casa”, que ocorre através de empréstimo de livros todas as sextas-feiras, onde as crianças escolhem um livro, podendo levá-lo para casa para ser lido em família. A ideia é criar hábitos de leitura e fazer com que os pequenos percebam que ler pode e deve ser algo prazeroso. Essa prática é reforçada na escola na roda de conversa que acontece todas as segundas-feiras e cada uma pode expressar como foi a leitura em casa.

          No mês de abril, iniciamos o Projeto Cultura Indígena. No Projeto Cultura Indígena, as vivências foram elaboradas através de rodas de conversa, vídeos, exposição de murais, contação das lendas, instrumentos musicais, músicas, culinárias e brincadeiras. As crianças degustaram de alimentos como mandioca cozida e pipoca, utilizando a cozinha experimental da EMEI. No mês de maio durante a realização do Dia da Família fizemos a socialização de todos os trabalhos desenvolvidos com as crianças com a participação dos familiares na rotina escolar.

          No campo dirigido realizamos algumas brincadeiras para desenvolver o respeito a regras e ampliação dos movimentos corporais diversos. As brincadeiras executadas foram: morto-vivo, corre cutia, pega-pega, pneus, estátua, andar na corda e etc. Porém essa atividade semanal  tem sido um desafio, pois a maioria ainda não consegue se concentrar durante o tempo que dura a brincadeira dirigida. Por isso, temos proposto brincadeiras mais rápidas e sem muitas regras para aos poucos irmos aumentando o desafio.

          Finalizando o semestre, foram desenvolvidas atividades relacionadas à Época Junina, onde as crianças participaram de vivências da época, com músicas, confecção de cartazes, bandeirinhas, vídeos, convites, danças e culinária. No dia da nossa festa dançamos com a turma do 5H a dança da Tapioca. As crianças e os familiares gostaram muito e até dançaram juntos.

 

Comentários (0) e Compartilhar

Degustação da Beterraba

Publicado em 02/07/2018 às 15h50

Com o projeto alimentação saudável e recusa das crianças pela beterraba, trouxemos para sala de aula para elas reconhecerem: seu cheiro, textura, cor, sabor e suas propriedades.

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do 1º bimestre- 5G

Publicado em 02/05/2018 às 10h24

A sala 5G é composta de 31 crianças,  16 meninos e 15 meninas, de modo geral são bem entrosados,  tem um bom relacioamento uns com os outros, porém são agitados e tem dificuldade de manter a sala organizada. Às vezes acontecem algumas brigas por causa da disputa de brinquedos, mas se perdoam facilmente, e, aos pouco a formação de hábitos de partilha está sendo fortalecida. Alguns têm dificuldade em seguir combinados, no entanto temos procurado conversar diariamente  através de roda de conversa, histórias e combinados da turma para tentar superar esse comportamento.

            O campo dirigido tem sido um desafio, pois a maioria ainda não consegue se concentrar durante o tempo que dura a brincadeira dirigida. Por isso, temos proposto brincadeiras mais rápidas e sem muitas regras.

            Aqui na Emei desenvolvemos alguns projetos ao longo do ano, um deles é o “Projeto Alimentação” quetem como objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis e manter hábitos de higiene  de uma forma atraente, lúdica e educativa. Ainda precisamos reforçar com as crianças as atitudes durante a hora do almoço, evitando que fiquem correndo pelo refeitório ou falando alto. Algumas crianças não aceitam as verduras e frutas, algumas comem só o arroz, outras só feijão, outras não comem nada alegando já ter se alimentado em casa. Em razão disso, temos feito com as crianças várias rodas de histórias, conversas, vídeos e  culinária com o objetivo de incentivá-las a ter uma alimentação mais saudável.

            A hora da escovação é um momento prazeroso, todos já entenderam a importância de manter os dentes sempre limpos e saudáveis. Esse incentivo tem sido feito através da roda de conversa, vídeos, atividades e histórias. Aliás, a hora da história é um dos  momentos preferidos  da turma; eles ficam calmos e ouvem com muita atenção.

            Temos também o “Projeto Leitura em Casa”, que é desenvolvido através de empréstimo de livros, onde a criança tem oportunidade de escolher  uma vez por semana o livro que mais lhe agrada e pode  levar para casa para ser lido em família. A ideia  é criar hábitos de leitura  e fazer com que os pequenos percebam que ler pode e  deve ser algo prazeroso. Essa prática é reforçada na escola na roda de conversa que acontece todas as segundas-feiras e cada uma pode  expressar como foi a leitura em casa e qual parte do livro chamou-lhes mais a atenção.

            No mês de abril estamos trabalhando o “Projeto Cultura Indígena”  a intenção é preservar a história indígena e manter viva parte da história do povo brasileiro, seu modo de viver, suas tradições, seus hábitos e crenças. Está sendo desenvolvido, por meio de exposição de murais, contação das lendas, instrumentos musicais, músicas, culinárias e brincadeiras.

            Agradecemos a colaboração de vocês nesse primeiro bimestre o respeito, a confiança e o carinho durante o nosso contato.

         Obrigada pela  parceria nesse primeiro bimestre! 

Comentários (0) e Compartilhar

Início do Projeto Identidade

Publicado em 11/03/2018 às 11h30

Iniciando o Projeto Identidade

Comentários (0) e Compartilhar

Atividades no azulejo

Publicado em 11/03/2018 às 11h26

Pintura com canetinhas.

Comentários (0) e Compartilhar

Parque

Publicado em 11/03/2018 às 11h25

Comentários (0) e Compartilhar

Campo Dirigido

Publicado em 06/03/2018 às 18h00

Pintura com giz no chão.

Comentários (0) e Compartilhar

Carnaval

Publicado em 06/03/2018 às 17h59

Ensaiando as marchinhas de carnaval!

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||