EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências 1º semestre- 5G

Publicado em 06/07/2018 às 14h42

            A turma do Infantil – 5G é composta por trinta e uma crianças, sendo 16 meninos e 15 meninas. O período de adaptação foi à vivência inicial proposta para as mesmas, pois dentre elas haviam crianças que não haviam frequentado nenhuma instituição de ensino. Durante este período, foram realizadas atividades como: cantinhos para brincadeiras, uso da cama elástica, brincadeiras de roda, cantinhos em sala de aula; sempre visando facilitar o convívio com o ambiente e com as demais crianças e adultos. De modo geral, as crianças são bem entrosadas, possuem um bom relacionamento umas com as outras, porém são agitadas e têm um tempo muito curto de concentração. Às vezes acontecem alguns conflitos ocasionados por disputas de brinquedos, mas se desculpam facilmente, e, aos poucos a formação de hábitos de partilha estão sendo fortalecidas. Algumas têm dificuldades em seguir combinados, no entanto temos procurado conversar diariamente através de roda de conversa, histórias e combinados da turma para tentar superar esse comportamento.

            Na linha do tempo, há atividades permanentes que são realizadas ao longo da semana, dentre elas é possível mencionar: contagem de crianças e objetos, calendário, leitura diária para apreciação literária, sala multiuso, cantinhos no pátio interno, campo dirigido, parque, pinturas no azulejo, interação e audição musical.

            No decorrer do primeiro semestre realizamos atividades que permitiam desenvolver a autonomia e a aprendizagem. Em fevereiro, os temas trabalhados foram o Carnaval e o Projeto Identidade, desenvolvidos através de rodas de conversa, brincadeiras com crachás, desenhos de si e da família, audição de músicas, visualização de vídeos referentes ao tema e confecção de máscaras.       

           O “Projeto Alimentação Saudável” que tem como objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis e manter hábitos de higiene de uma forma atraente, lúdica e educativa foi desenvolvido durante todo o semestre. Ainda precisamos reforçar com as crianças as atitudes durante a hora do almoço, evitando que fiquem correndo pelo refeitório ou falando alto. Algumas crianças não aceitam as verduras e frutas, algumas comem só o arroz, outra só feijão, outras não comem nada dizendo já ter se alimentado em casa. Em razão disso, temos feito com as crianças várias rodas de histórias, conversas, vídeos e culinária com o objetivo de incentivá-las a ter uma alimentação mais saudável.

           A hora da escovação é um momento prazeroso, todos já entenderam a importância de manter os dentes sempre limpos e saudáveis. Esse incentivo tem sido feito através da roda de conversa, vídeos, atividades e histórias. Aliás, a hora da história é um dos momentos preferidos da turma; eles ficam calmos e ouvem com muita atenção. No término do mês de abril e inicio do mês de maio, recebemos os profissionais da saúde bucal. As crianças demonstraram grande curiosidade e interesse em participar da triagem feita na unidade escolar. Algumas crianças foram atendidas aqui mesmo na EMEI para tratamentos mais simples. Outras foram encaminhadas para a UBS Jardim Souza para realizar um tratamento mais especializado.

          O “Projeto Leitura em Casa”, que ocorre através de empréstimo de livros todas as sextas-feiras, onde as crianças escolhem um livro, podendo levá-lo para casa para ser lido em família. A ideia é criar hábitos de leitura e fazer com que os pequenos percebam que ler pode e deve ser algo prazeroso. Essa prática é reforçada na escola na roda de conversa que acontece todas as segundas-feiras e cada uma pode expressar como foi a leitura em casa.

          No mês de abril, iniciamos o Projeto Cultura Indígena. No Projeto Cultura Indígena, as vivências foram elaboradas através de rodas de conversa, vídeos, exposição de murais, contação das lendas, instrumentos musicais, músicas, culinárias e brincadeiras. As crianças degustaram de alimentos como mandioca cozida e pipoca, utilizando a cozinha experimental da EMEI. No mês de maio durante a realização do Dia da Família fizemos a socialização de todos os trabalhos desenvolvidos com as crianças com a participação dos familiares na rotina escolar.

          No campo dirigido realizamos algumas brincadeiras para desenvolver o respeito a regras e ampliação dos movimentos corporais diversos. As brincadeiras executadas foram: morto-vivo, corre cutia, pega-pega, pneus, estátua, andar na corda e etc. Porém essa atividade semanal  tem sido um desafio, pois a maioria ainda não consegue se concentrar durante o tempo que dura a brincadeira dirigida. Por isso, temos proposto brincadeiras mais rápidas e sem muitas regras para aos poucos irmos aumentando o desafio.

          Finalizando o semestre, foram desenvolvidas atividades relacionadas à Época Junina, onde as crianças participaram de vivências da época, com músicas, confecção de cartazes, bandeirinhas, vídeos, convites, danças e culinária. No dia da nossa festa dançamos com a turma do 5H a dança da Tapioca. As crianças e os familiares gostaram muito e até dançaram juntos.

 

Enviar comentário

voltar para 5G- Professoras Eliana e Andreia

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||