EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 1º bimestre- 5H

Publicado em 02/05/2018 às 10h24

A sala do infantiI I - 5H é formada por trinta e uma crianças, sendo nove meninos e vinte seis meninas.

A adaptação do grupo foi tranquila, algumas crianças na primeira semana durante a entrada ainda choravam, mas logo que iniciava as atividades eles se envolviam. Neste período, demonstraram suas emoções de formas diferentes. Realizamos passeios pela escola para o conhecimento dos espaços, uso da cama elástica, piscina de bolinha, brincadeiras de roda, cantinhos temáticos de brinquedo, peças de montar. Além de alguns combinados, para proporcionar uma convivência harmoniosa e respeitosa.

As crianças apresentam-se  bem dispostas na realização das diversas vivências propostas:

Na Linguagem Matemática foram trabalhadas situações contextualizadas, através da contagem diária dos alunos, divisão e agrupamento de materiais. A contagem do tempo foi trabalhada com o uso do calendário e marcação de eventos significativos para eles, como dia do brinquedo, festas e feriados.

Na Linguagem Verbal trabalhamos várias manifestações orais com roda de conversa sobre água, alimentação, cultura indígena, entre outros assuntos, onde a maioria das crianças relatou as suas opiniões de forma clara e coerente com o tema abordado.

Durante nossas práticas pedagógicas de Linguagem Escrita as crianças entraram em contato com a escrita do seu próprio nome através do painel dos crachás de nomes e das letras móveis.

Na área de Linguagem Artística demos ênfase a atividades com temas indígenas e de alimentação, com desenhos diversos, massa de modelar e pinturas variadas.

Na área da Natureza e Cultura realizamos atividades de temas relacionados ao cotidiano como: cooperação, janela do tempo, amizade e cultura indígena.

Em relação ao Cuidado de Si e do Outro

Fizemos roda de conversa, degustação de alimentos e culinária. As crianças em sua maioria estão desenvolvendo hábitos de higiene como: escovar os dentes, usar guardanapo de papel para limpar a boca após o almoço, lavar as mãos antes das refeições, limpar o nariz, etc. Mediamos também várias conversas e resoluções de conflitos quanto ao comportamento das crianças.

Alguns projetos estão sendo realizados no decorrer desse semestre:

            O projeto leitura e empréstimo de livros acontece todas as sextas-feiras, onde as crianças tem a oportunidade de escolherem seus livros para levarem para casa e, juntamente com a família possam desfrutar de um momento único e assim incentivar as crianças a desenvolverem o hábito  da leitura. Ao retornarem a escola na semana seguinte, todos trocam informações através da roda de conversa sobre a leitura realizada em casa.

         

 No projeto alimentação, as crianças tem a oportunidade de conhecer  diferentes tipos alimentos, desde os mais comuns que estão diariamente em nossas mesas, até os alimentos de época específicas. Nesse  projeto  as crianças utilizam garfo, faca e prato de vidro onde eles a cada dia vem de demostrando maior habilidade nesse manejo.  Esse projeto colabora para que os bons hábitos alimentares sejam desenvolvidos desde pequenos e que as famílias também percebam a importância de uma boa alimentação para o crescimento saudável da criança.  Na nossa rotina escolar é realizado diariamente a escovação após as refeições, ressaltamos a importância desse procedimento juntamente com os cuidados pessoais : higiene das mãos, rosto, uso adequado do banheiro e o cuidado ao utilizar a água pois esse recurso natural deve ser preservado.

De forma geral a grande maioria se alimenta bem experimenta todos os alimentos ofertados, inclusive saladas e legumes cozidos. Há algumas crianças que ainda rejeitam esses alimentos,  porém estamos intervindo de forma prática apresentando imagens  e explicando a importância dele para nosso corpo. Dentro do projeto alimentação saudável também apresentamos o grupo dos alimentos que são prejudiciais para a saúde do corpo.

 Temos ainda crianças que se alimentam só de arroz o que é muito alarmante , temos acompanhado  diariamente o almoço sempre incentivando  para que eles comam todos os alimentos ofertados. Sabemos que será um longo caminho e contamos com a colaboração de todos os responsáveis para reforçar essa prática em casa também.

A hora da higiene também é bem agradável todos adoram escovar os dentes, realizamos a escovação orientada com a ajuda do “bocão” para demonstrar a maneira correta de escovar os dentes, contamos  com a colaboração dos responsáveis para orientação em casa e reforçar para que não mordam as escovas pois danificará e perderá a sua função.

       O Projeto Cultura Indígena está sendo desenvolvido com rodas de conversa, vídeos, músicas, leitura de história, culinária, instrumentos musicais e brincadeiras.

 

 

Enviar comentário

voltar para 5H- Professoras Sueli e Adelânia

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||