EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6B- Professoras Tânia e Aline

Vivências do 6B (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h18

2º SEMESTRE DE 2018– TURMA 6B- PROFªs TÂNIA e ALINE  

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

 

A turma do 6B neste semestre tem 32 crianças. Não tivemos nenhuma desistência e duas crianças chegaram ao grupo no decorrer do semestre. Totalizando assim 17 meninas e 15 meninos. Continua sendo uma turma que tem uma ótima frequência, com pouquíssimas faltas.

Neste semestre conhecemos algumas brincadeiras, lendas e personagens do Folclore Brasileiro, pois incorporar os saberes da cultura popular brasileira nas vivências das crianças desde pequenas desenvolve atitudes de respeito e pertencimento das manifestações culturais do nosso povo. As crianças se mostraram muito empolgadas ao ouvirem as lendas do Saci, Lobisomem, Vitória Régia, Boitatá entre outras.  Assistimos pequenos vídeos da “Série Juro que vi” que são apropriados para a idade da turma e contemplam as lendas de maneira interativa. Também conheceram a lenda do boi-bumbá e construíram os bois com caixa de papelão, pintaram e enfeitaram com materiais diversos. Foi uma vivência tão significativa que fomos convidados a apresentar a lenda do boi-bumbá nas outras turmas. Foi então que resolvemos fazer em formato de teatro de fantoches. As crianças ensaiaram a manipulação, preparam a sala e apresentaram; foi um momento de grande alegria e troca de conhecimento.

No mês de agosto iniciamos o Projeto Etnia que está presente em nosso Projeto Político Pedagógico com o tema Cultura Africana. Foi muito importante para fortalecimento da autoestima, reconhecimento da identidade afro-brasileira e da formação do nosso povo. Iniciamos o trabalho com a chegada dos bonecos negros que a nossa turma por já conhecerem desde o ano passado, estava ansiosa para recebê-los. Logo que chegaram, por meio de votação, escolhemos os nomes de Dalila e Morenike para eles. Os bonecos logo passaram a participar da nossa rotina e foram visitar as famílias das crianças.

A falta de bailarinas negras no balé nos fez repensar o porquê dessa ausência e criar a sequência didática “do Balé à capoeira: espaço de todos” onde as crianças conheceram a história de Mercedes Baptista, a primeira Bailarina negra do Teatro Municipal. Apresentamos para as crianças fotos de outras bailarinas e bailarinos negros e elas viram alguns vídeos de apresentações de balé. Também conheceram um pouco da história da capoeira, alguns instrumentos e movimentos corporais. As crianças se mostraram interessadas e se jogaram nos passinhos.

No mês de setembro a nossa EMEI fez 25 anos e celebramos com uma linda festa. Iniciamos o dia com uma caminhada pelo bairro Jardim São Joaquim tendo à frente a animação da Fanfarra da EMEF Oliveira Viana emocionando muitas pessoas. Alguns professores, diretores e funcionários que já passaram por nossa escola foram homenageados, tinha uma linha do tempo na parede do pátio onde contava a nossa história e exposição dos trabalhos de nossas crianças enfeitaram os demais espaços. O grupo da 3º idade do Centro de Convivência do Jardim São Joaquim fez uma apresentação de dança do Carimbó e o grupo de forró do Sr. Vando nos alegrou com a sua música. Tivemos a presença da Casa Sofia, do Telecentro, da Ong Herdeiro do Futuro, da FABLAB e do Ciclo Social Arte. O Ciclo Social Arte grafitou nos muros externos os desenhos feitos pelas crianças e funcionários, no qual, durante a festa pudemos pintar, deixando nossa contribuição e marca nesse dia tão especial. Finalizamos nossas comemorações com um animado parabéns e um delicioso bolo. Agradecemos a participação das famílias das 10 crianças da nossa turma que puderam celebrar esse momento conosco.

Ainda no mês de setembro, fizemos novamente o Conselho Mirim onde as crianças escolheram quais brincadeiras elas gostariam que fossem desenhadas no chão do pátio externo. E assim, nosso chão ganhou mais cor e vida com a amarelinha, campo de futebol, pista de trânsito, labirinto, caracol das letras, linhas de percurso e jogo do twister, ampliando as brincadeiras que ali são realizadas.

Para comemorarmos a semana da criança perguntamos a elas quais atividades queriam fazer, e assim, foi elaborada a nossa programação: teve pula-pula, piquenique, dia da fantasia e do pijama,  baladinha, banho de mangueira, pintura de rosto, gincana com brincadeiras, sessão simultânea de histórias e as oficinas de   amoeba, pintura com guache e culinária de geladinho de manga e goiaba. As crianças se divertiram bastante!

Neste semestre as crianças tiveram muitas oportunidades de se expressarem por meio das rodas de conversas e dos desenhos de memória, imaginação e observação. Nas rodas de conversas era o momento de contar como foi o fim de semana, o livro que levou para casa, algo que incomode ou lhe deixa feliz, rever os combinados de convivência, discutir um tema que a professora trouxe para a turma ou que as próprias crianças trouxeram ou como foi fazer alguma atividade na sala. Já no desenho de memória as crianças são convidadas a desenhar um momento em que vivenciaram algo, como a brincadeira preferida ou a história que acabaram de ouvir. No desenho de imaginação as crianças têm que despertar a sua imaginação e criatividade para elaborar o desenho a partir de algo que elas nunca viram, como na pergunta “como é a Nigéria o país de origem dos bonecos africanos?” Já o desenho de observação parte da observação de um modelo que está se vendo para desenhar, por exemplo as crianças participaram de várias propostas para desenhar o Morenike e a Dalila, tambor, quadro de artistas negros, entre outros.

Também fizeram desenho livre com técnicas diferenciadas: sopro por canudo com guache, com material para intervenção (palha), molde vazado, pintura com bexiga e pintura com esponja.

Em conhecimento matemático trabalhamos jogos de raciocínio, quebra-cabeça, percurso e brincadeiras que envolvem contagens.

No Projeto Alimentação Saudável continuamos a leitura de títulos sobre as boas práticas de alimentação, desenhos sobre comidas preferidas; incentivos no dia-a-dia na composição dos pratos com variedade de cores, rodas de conversa sobre o assunto e a conscientização diária sobre a prática do desperdício. Atualmente a turma come bem, com uso do garfo e faca mesmo que poucas crianças utilizem apenas a colher em casa segundo nossa Pesquisa Alimentar, dividem as travessas e são autônomos para buscarem os alimentos que desejam em outra mesa ou no balcão. Além da culinária de geladinho de manga e goiaba, tivemos a de cup-cake de chocolate.

Na higiene e escovação retomamos a demonstração da escovação correta com o “bocão”, utilizamos os fantoches de escovação para melhor compreensão, os vídeos com orientações sobre a importância da higiene pessoal e bucal estão presentes em nossos momentos na sala multiuso, as rodas de conversa e conscientização sobre o uso da água é uma constante em nossa sala de aula. Tivemos também uma parceria com a UBS Jardim Souza com distribuição de escovas para que as crianças continuassem essas rotinas em casa e uma aula com as dentistas sobre como escovar os dentes, reforçando a escovação correta e uso do fio dental.

No Projeto Leitura em Casa fizemos a troca dos livros depois do recesso e continuamos com a prática ao priorizarmos leitura de títulos diversos por no mínimo duas vezes na semana, disponibilização de livros / gibis nos momentos de “cantinhos” e vídeos de livros animados na sala multiuso. Todas essas atividades foram significativas trazendo contribuições para o desenvolvimento das crianças.

Agradecemos aos familiares pela confiança e cooperação.

Desejamos um excelente fim de ano e um 2019 repleto de realizações e felicidades na nova escola.

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Semana da Criança: Dança da Cadeira com o 6A

Publicado em 11/11/2018 às 12h48

Continuando nossas vivências das gincanas da semana da criança, convidamos as crianças do 6A  para uma Dança das Cadeiras!

As torcidas estavam muito animadas!

Tivemos um empate neste dia e todos entendem que a principal parte desta vivência é brincar com os colegas independente do resultado desta disputa.

Comentários (0) e Compartilhar

Semana da Criança: Dança da Bolinha com o 6A

Publicado em 11/11/2018 às 12h37

Continuando nossas vivências das gincanas da semana da criança, convidamos as crianças do 6A  para uma Dança das Bolinhas!

Foi necessário muita concentração para manter a bolinha colada nas testas! Eles gostaram bastante!

Comentários (0) e Compartilhar

Semana da Criança: Circuito de Obstáculos com 6A

Publicado em 11/11/2018 às 12h30

Na semana da criança no período do intermediário (11:00 às 12:30) nossas crianças tiveram gincanas com integração com outras turmas.

Fizemos uma corrida de obstáculo com a turma do 6A

É visível a alegria das crianças ao torcer pelos colegas, ao conseguirem pular os pneus, enfim; ao realizarem todos os desafios propostos a eles!

Comentários (0) e Compartilhar

Corrida da Batata

Publicado em 11/11/2018 às 12h24

No campo dirigido, trouxemos esta vivência para as crianças que exige muita concentração, estabilidade, coordenação e espírito de equipe. 

Eles apreciaram bastante e como sempre pediram bis!

Comentários (0) e Compartilhar

Projeto Alimentação: Cup Cake de Chocolate

Publicado em 11/11/2018 às 12h16

Neste dia fizemos uma receita que as crianças sempre pediam: alguma coisa com chocolate!

Fizemos então este cup cake que é rápido e todos apreciaram.

Não utilizamos a cozinha pedagógica devido o tempo curto entre o almoço, degustação, escovação e a saída; contudo as crianças gostaram bastante desta vivência. 

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de desenho com interferência: Fita Crepe

Publicado em 11/11/2018 às 12h07

Após roda de conversa sobre a primavera conversamos quais cores "aparecem" mais na natureza nesta época então trabalhamos com a esponja sobre a fita crepe já colada no caderno com desenhos que também fazem parte desta estação: sol, flor, pássaros, etc. e pintamos com batidinhas.

Depois de seco retiramos a fita crepe e apreciamos nossas obras de arte. 

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Contorno de molde com guache

Publicado em 15/09/2018 às 15h00

Utilizamos moldes recortados em papel cartão para o contorno com guache. Exigia concentração para que o molde não saísse do lugar. 

Eles adoraram!!!

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de desenho com interferência: Palha

Publicado em 15/09/2018 às 14h55

Após roda de conversa sobre a palha e uma deliciosa degustação das balas de leite artesanais de Minas, fizemos um desenho de interferência com este material. 

Comentários (0) e Compartilhar

Projeto Etnia: Passeio com Morenike

Publicado em 15/09/2018 às 14h47

Saímos de casa com um dia lindo, de muito sol e estávamos preparados para nosso passeio. 

Fomos até o Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande, que é uma trilha muito legal para fazer em família. Este passeio não é gratuito: inteira é R$ 15 e meia R$ 7,50.

 Apesar do curto trajeto, (totaliza 9,6km entre a ida e a volta) Morenike ficou ansioso e perguntou se aquela era a Pedra Grande que veríamos. Quis até tirar foto!

 Continuamos nossa subida e quando chegamos ao topo: QUE VISTA!

Morenike ficou admirado com a cidade toda abaixo e dava para ver até o pico do Jaraguá.

Aproveitamos um pouquinho mais o sol e depois retornamos. Estávamos famintos e dividimos um delicioso prato bem colorido. 

Ele ficou muito feliz e está ansioso para conhecer e se divertir com novas famílias!

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||