EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6B- Professoras Tânia e Aline

Técnica de pintura: Guache com canudo

Publicado em 15/09/2018 às 14h33

Utilizamos o canudo e sopramos o guache diluído em água sobre a folha para criarmos nossas obras de arte!

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Giz molhado

Publicado em 15/09/2018 às 14h27

Usamos o giz colorido molhado sobre a folha de camurça para criarmos nossos desenhos!

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências 1º semestre- 6B

Publicado em 06/07/2018 às 14h46

 

Na turma do 6B somos em 30 crianças, sendo 16 meninas e 14 meninos. No geral, essa turma possui uma boa frequência, com poucas ausências.

 

Neste início nos preocupamos em desenvolver vivências para acolher as crianças. Durante a adaptação montamos a piscina de bolinha, cama elástica e cantinhos com brinquedos diversificados. Esse foi um período que o grupo se divertiu muito tornando a adaptação mais tranquila. Estabelecemos junto com as crianças a rotina, os combinados, valorizando e ampliando os vínculos afetivos.

 

Conforme iam se adaptando, fomos desenvolvendo vivências relacionadas à autonomia e independência, por isso, manipulam suas mochilas pegando as agendas, canecas e guardando suas blusas quando sentem necessidade, utilizam o banheiro sozinhas, estão aprendendo a amarrar os sapatos (contamos com a ajuda da família em casa também), no café e no almoço se servem, colocando seus próprios alimentos utilizando  prato de vidro e escolhendo seus talheres, colher ou garfo e faca.

 

Nas vivências com o tema Carnaval assistimos vídeos e vimos imagens mostrando o carnaval em diferentes Estados Brasileiros, como o Frevo de Recife, Sambódromo de São Paulo, os Bonecos de Olinda, entre outros. Cantamos e dançamos as marchinhas e brincamos de jogar serpentinas durante o nosso Baile.

 

Trabalhamos também o tema identidade, pois acreditamos que a construção dessa identidade se dá por meios das interações das crianças com o seu meio social, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros, valorizando seus gostos e respeitando o do amigo e enfatizando a importância do nome dentro de um contexto social.

 

No Projeto Etnia com foco na Cultura Indígena vivenciamos algumas brincadeiras, lendas, músicas, alimentos e instrumentos. Desconstruindo a ideia que índio só vive em floresta, mostramos para as crianças que existe uma diversidade de povos indígenas e costumes. As crianças aos poucos foram percebendo que tem indígenas que vivem em aldeias, outros, nas cidades, frequentam escolas, faculdades. E nem por isso, deixaram de ser indígenas.

 

O nosso dia da Família foi um momento para fortalecer as vivencias da cultura indígena onde nos deliciamos com o beijinho de mandioca, fizemos a nossa peteca, brincamos de perna de pau e cama-de-gato e ouvimos músicas indígenas. Infelizmente, poucos pais dessa turma puderam comparecer.

 

E como de costume tivemos as vivências da época junina presentes em nossa rotina com muita brincadeira, degustações e músicas típicas desta época. As crianças viram pinturas de obras de arte de Constância Nery e Madalena que retratam as festas Juninas brasileiras, observaram a riqueza de traços, cores e formas que compõe essas obras. Usaram estas obras para realizar o desenho de observação, buscar ampliar seus esquemas de desenhos, e assim, realizar suas próprias produções. No dia da festa vieram muitas famílias e as crianças apresentaram a música Casa do Zé. Após, no retorno à sala as crianças fizeram um desenho sobre a nossa Festa Junina.

 

No projeto Alimentação Saudável fizemos a leitura de títulos sobre as boas práticas de alimentação, desenhos sobre comidas preferidas; incentivos dos pratos com variedade de cores, rodas de conversa sobre o assunto e a conscientização da prática do desperdício. Atualmente a turma come bem, apenas rejeitam alguns legumes ou frutas cítricas.

 

Na higiene e escovação priorizamos os vídeos com orientações sobre a importância da higiene pessoal e bucal, rodas de conversa, demonstração da escovação correta com o “bocão” e conscientização sobre o uso da água. As crianças aproveitam o momento da escovação e com a orientação da professora o fazem com destreza. Tivemos também uma parceria com a UBS Jardim Souza com o atendimento dos dentistas (triagem e mutirão da saúde bucal). Foi feito encaminhamento para tratamento na UBS de algumas crianças que necessitavam de atendimento mais especializado.

 

No mês de abril a nossa turma teve a oportunidade de ir ao Teatro Alfa. Assistimos o espetáculo “Num passe de Música” com canções e números de ilusionismo. Foi uma aula-passeio maravilhosa! Os olhos dos nossos pequenos brilhavam a cada mágica.

 

A maioria das famílias foi parceira e presente, ampliamos a confiança mútua e as possibilidades de comunicação entre as partes envolvidas. O acompanhamento diário da agenda e das mochilas foi fundamental para garantir o bem-estar e a comunicação efetiva.

 

Obrigada pelo trabalho conjunto e respeito nesse primeiro semestre letivo.

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Amarelinha

Publicado em 16/05/2018 às 21h01

Retomando as brincadeiras tradicionais, fizemos uma amarelinha em nosso campo dirigido. 

Todos se empenharam para não pisar no número que estava marcado com a peça! 

Equilíbrio e muita coordenação!

Depois, em sala de aula, as crianças começaram a desenhar sua própria amarelinha e recorrendo ao calendário para saber a ordem correta dos números e sua grafia.

Comentários (0) e Compartilhar

Surpresa para Profª Tânia

Publicado em 16/05/2018 às 20h40

No dia 24 de abril foi aniversário da Profª Tânia e as crianças fizeram uma surpresa maravilhosa para ela: prepararam cartões e cantamos parabéns!

Com isso vivenciamos o uso do calendário para nos programar e não perder esta data tão especial!

Comentários (0) e Compartilhar

Colagem de observação: Onça

Publicado em 16/05/2018 às 20h16

Com o tema Cultura Indígena fizemos a leitura do livro Amazônia de Ellen Pestili e em seguida fizemos o desenho-colagem de observação da onça.

O livro ficou exposto para que as crianças visualizassem e assim pudessem colar os papéis coloridos de forma a representar a onça.

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do 1º bimestre- 6B

Publicado em 09/05/2018 às 10h23

Na turma do 6B somos em 33 crianças, sendo 17 meninas e 16 meninos. No geral, essa turma possui uma boa frequência, pois é raro quando alguém falta.

Neste início nos preocupamos em desenvolver vivências para acolher as crianças. Durante a adaptação montamos a piscina de bolinha, cama elástica e cantinhos com brinquedos diversificados. Esse foi um período que o grupo se divertiu muito tornando a adaptação mais tranquila. 

Estabelecemos junto com as crianças a rotina, os combinados, valorizando e ampliando os vínculos afetivos.

Conforme iam se adaptando, fomos desenvolvendo vivências relacionadas à autonomia e independência, por isso, manipulam suas mochilas pegando as agendas, canecas e guardando suas blusas quando sentem necessidade, utilizam o banheiro sozinhas, estão aprendendo a amarrar os sapatos (contamos com a ajuda da família em casa também), no café e no  almoço se servem, colocando seus próprios alimentos utilizando  prato de vidro e escolhendo seus talheres, colher ou garfo e faca.

Nas vivências com o tema Carnaval assistimos vídeos e vimos imagens mostrando o carnaval em diferentes Estados Brasileiros, como o Frevo de Recife, Sambódromo de São Paulo, os Bonecos de Olinda, entre outros. Cantamos e dançamos as marchinhas e brincamos de jogar serpentinas durante o nosso Baile.

Estamos trabalhando durante todo o ano o tema identidade, pois acreditamos que a construção dessa identidade se dá por meios das interações da crianças com o seu meio social, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros, valorizando seus gostos e respeitando o do amigo e enfatizando a importância do nome dentro de um contexto social.

Neste momento estamos desenvolvendo o Projeto Etnia com foco na Cultura Indígena. Vivenciando algumas brincadeiras, lendas, músicas, alimentos e instrumentos. Desconstruindo a imagens que índio só vive em floresta. Por isso, estamos apresentando às crianças a diversidade de povos indígenas, seus costumes. As crianças já perceberam que alguns vivem em aldeias,  mas outros vivem nas cidades, frequentam escolas, faculdades. E nem por isso, deixaram de ser indígenas.

Nossa rotina diária incluí as seguintes atividades: roda de conversa, roda de história, brincadeiras e Cantigas de roda; Interação  com  a turma do 6A, Pintura no azulejo, desenhos e pinturas com lápis de cor e com tintas, Chamada com crachá e contagem, jogos matemáticos como quebra-cabeça, memoria e dominó, algumas situações-problemas, escrita do nome com letras móveis e com massinha de modelar; Brincadeiras livres e dirigidas.  Exploramos os diversos ambientes temáticos da EMEI como: Cantinhos para brincar; Campo dirigido; Parque de areia; Sala de multiuso e parque.

No projeto Alimentação saudável fizemos a leitura de títulos sobre as boas práticas de alimentação, desenhos sobre comidas preferidas; incentivos dos pratos com variedade de cores, rodas de conversa sobre o assunto e a conscientização da prática do desperdício. Atualmente a turma come bem, apenas rejeitam alguns legumes ou frutas cítricas.

Na higiene e escovação priorizamos os vídeos com orientações sobre a importância da higiene pessoal e bucal, rodas de conversa, demonstração da escovação correta com o “bocão” e conscientização sobre o uso da água. Todos aproveitam o momento da escovação e com a orientação da professora o fazem com destreza.

No mês de abril a nossa turma teve a oportunidade de ir ao Teatro Alfa, assistir o espetáculo “Num passe de Música” com canções e números de ilusionismo. Foi uma aula-passeio maravilhosa! Os olhos dos nossos pequenos brilhavam a cada mágica.

   Agradecemos a colaboração de vocês nesse primeiro bimestre o respeito, a confiança e o carinho durante o nosso contato.

         Obrigada pela  parceria nesse primeiro bimestre! 

Comentários (0) e Compartilhar

Brincando no Parque

Publicado em 25/04/2018 às 11h53

Comentários (0) e Compartilhar

Identidade

Publicado em 05/03/2018 às 18h13

Comentários (0) e Compartilhar

Como foi meu carnaval?

Publicado em 20/02/2018 às 20h16


Atividade de colagem representativa do Carnaval utilizando serpentinas e confetes.

Comentários (2) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||