EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6C- Professoras Suelen e Ducimara

Vivências do 6C (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h20

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

         A turma do infantil II 6C neste semestre foi composta por 12meninas e 17meninos na faixa etária de 6 anos. Dando continuidade ao trabalho do 1º semestre, observamos que a turma se adaptou bem com as novas professoras. Iniciamos os trabalhos com o Projeto Etnia, com o objetivo de conhecer e refletir sobre a diversidade cultural brasileira, resultante de diversas etnias que colaboraram e colaboram na construção do nosso país. Foi feita a apresentação dos bonecos africanos; a chegada deles na sala foi uma festa, as crianças ficaram muito felizes em recebê-los. Após essa apresentação fizemos uma votação para escolha dos nomes dos bonecos. Todas as opções de nomes tinham origem africana e seu significado: AKIN (Valente), KITO (Precioso) E KAMAU (Guerreiro), para o boneco. MAKENA (Menina feliz), KAYLA (Pura não tem maldade) E DARA (Bonita) para a boneca. Por fim, os nomes mais votados pelas crianças foram AKIN e DARA. Esse momento foi muito importante para as crianças, pois tiveram a autonomia e o direto de escolherem os nomes para os novos visitantes. Também fizemos uma apresentação do mapa do continente africano através de imagens e vídeos, focando nos países Moçambique e Nigéria de onde os bonecos vieram. Os bonecos Dara e Akin foram significativos para nossa turma, as crianças amaram cuidar deles e ficavam ansiosas para saber quando poderiam levar seus novos amigos para passar o final de semana em casa. Ainda dentro do Projeto Etnia transformamos a sala Multiuso em uma sala africana onde as crianças apreciaram livros, imagens, instrumentos musicais, bonecos, mapas e animais. Tivemos também a vivência das brincadeiras Africanas, como por exemplo: "Mar e Terra".

 A partir de um convite da professora Tânia do 6B para assistir a peça Boi bumbá as crianças foram aguçadas a pesquisarem mais sobre o folclore Brasileiro através de vídeos e livros. As lendas preferidas da turma foram a do Curupira e da Iara, a turma adorou o curupira, pois ele é assustador, mas salva os animais e a Iara foi a campeã entra as meninas, pois ela tem uma linda voz.

Com base nos estudos do PEA trabalhamos com as crianças Artes Visuais, considerando a produção delas e destacando seu processo de criação. Apresentamos propostas diversas como: desenhos de observação, desenhos de imaginação, desenhos de interferência, desenhos de memória e pinturas com tintas, giz de cera, canetinhas e lápis de cor. Com esse trabalho estimulamos a sensibilidade, a imaginação, a percepção e a intuição da criança.

Demos continuidade ao Projeto Leitura em Casa, com o objetivo de resgatar a atenção da família para com as crianças, e assim, promover a aproximação escola e família. A hora da escolha do livro é um momento de alegria para todos, pois eles têm a autonomia para escolher o livro que irão levar para casa. Na nossa roda de conversa sobre a devolutiva do livro aproximadamente 70% da turma relata que a família lê o livro; aqueles que relatam que ninguém faz a leitura nos contam sobre as imagens que viram. 

No projeto higiene bucal e cuidados com o corpo, apresentamos vídeos educativos e atividades com recortes em revistas de alimentos que podem ser amigos ou inimigos dos dentes. Em rodas de conversas discutimos várias vezes o cuidado com o corpo e seus pertences, cabelo sempre presos, unhas cortadas e limpas, os sapatos sempre amarrados, as mochilas guardadas nos lugares adequados, cuidados com agenda, matérias escolares e seus brinquedos. Com esses incentivos proporcionamos às crianças compreenderem a importância de uma boa higiene e cuidados com o corpo, desenvolvendo assim a sua autonomia.

No projeto Alimentação Saudável, focamos no reconhecimento de algumas frutas, legumes e verduras, através da observação e degustação. Trabalhamos também a importância da alimentação saudável para o nosso corpo, confeccionando cartazes com alimentos saudáveis e não saudáveis. Com essas vivências procuramos incentivar a criança a ter desde cedo bons hábitos alimentares e identificar cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos. Percebemos que neste semestre as crianças já experimentam novos sabores e aproveitam o horário das refeições com mais gosto.

Em setembro realizamos uma aula-passeio ao Parque Ibirapuera para participar do programa Aventura Ambiental. O início da vivência ocorre em uma sala ambientada com carpotecaque é uma coleção dinâmica, com frutos e sementes devidamente conservados e catalogados é um espaço destinado a uma coleção de informações sobre plantas frutíferase frutos. Onde foi apresentado o canto das aves e a uma interação com uma cortina de animais. A turma reconheceu todos os cantos das aves e ficaram muito felizes em descobrir cada uma deles. Durante o percurso pelo parque, fomos convidados a participar de dinâmicas interativas com o meio ambiente, onde pudemos observar diversos pássaros, inclusive a casa do joão-de-barro. A turma adorou o desafio do labirinto, enquanto a monitora explicava onde era a saída todos estavam concentrados querendo descobrir como chegariam do outro lado. Foi um dia muito divertido e cheio de aprendizagens! 

Na semana das crianças tivemos uma programação diferente com piquenique, balada das crianças, pintura facial, sessão simultânea de leitura, gincanas, oficinas de pintura, amoeba e geladinho, cama elástica e o tão esperado banho de mangueira. Toda a programação foi feita a partir das preferências das crianças, cada uma disse o que mais gostaria de fazer nessa semana e escolhemos as que foram mais votadas.

O brincar está sempre presente na nossa rotina, pois além se ser um momento prazeroso é através dele que a criança explora seu potencial criador. Por isso, realizamos várias vivências com a turma como: os cantinhos de brincar na sala e no pátio, resgate de brincadeiras tradicionais, músicas, atividades sensoriais e de recorte e colagem.

Finalizamos o semestre com nossa festa Afro-Brasileira, onde tivemos o desfile das crianças, exposição das produções do semestre e uma linda apresentação de capoeira e balé feita em parceria com a turma do 6B. 

Queremos agradecer a confiança e principalmente a parceria da família nesse semestre que esteve sempre presente seja nas nossas festas, reuniões ou através da agenda. Foi muito emocionante e gratificante acompanhar o desenvolvimento e descobertas de cada criança da turma do 6C.

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências 2° semestre 6c

Publicado em 03/12/2018 às 12h53

Queremos agradecer a confiança e principalmente a parceria da família nesse semestre que esteve sempre presente seja nas nossas festas, reuniões ou através da agenda. Foi muito emocionante e gratificante acompanhar o desenvolvimento e descobertas de cada criança da turma do 6C.

Comentários (0) e Compartilhar

Culinária Afro Cuscuz

Publicado em 28/11/2018 às 21h10

Finalizamos o projeto da cultura Afro Brasileira fazendo com as crianças uma comida tipica da África: Cuscuz.

Comentários (0) e Compartilhar

Aula Passeio - Museu Afro

Publicado em 26/11/2018 às 20h43

Finalizamos nosso semestre com a aula passeio ao Museu Afro Brasil, onde as crianças vivenciaram a cultura Afro Brasileira por meio de exposições e rodas de conversas.

Comentários (0) e Compartilhar

Banho de mangueira

Publicado em 13/11/2018 às 22h40

Foi só alegria...

Comentários (0) e Compartilhar

Vamos construir um livro?

Publicado em 13/11/2018 às 22h04

Confecção de livro ilustrado pelas crianças. Com o objetivo de estimular a imaginação e a sua criatividade. 

Comentários (0) e Compartilhar

Hora da leitura.

Publicado em 07/11/2018 às 14h13

Devido ao nosso protejo leitura em casa, o momento de apreciação dos livros se tornou algo natural e prazeroso, fazendo parte da nossa rotina diária.

Comentários (0) e Compartilhar

Alfabeto no Campo Dirigido

Publicado em 07/11/2018 às 14h02

O campo dirigido ganhou muitas cores e inclusive o alfabeto em letra minúscula, aproveitamos para reconhecer as letras dos nossos nomes e também dos nossos amigos.

Comentários (0) e Compartilhar

Projeto Etnia

Publicado em 19/10/2018 às 21h31

Dentro do nosso projeto Etnia a sala Multiuso se transformou em uma sala africana onde as crianças apreciaram livros, imagens, instrumentos musicais, bonecos e animais. Nossa turma se encantou com nossos visitantes africanos Dara e Akin e cuidam deles todos os dias. Tivemos também a vivência da brincadeira Africana "Mar e Terra".

Comentários (0) e Compartilhar

EXPERIMENTAR É APRENDER

Publicado em 19/10/2018 às 21h16

 

Jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que as crianças aprendam mais e melhor. Isso ocorre pois o cérebro tem a oportunidade de acionar diferentes canais para a entrada de conhecimento, contemplando todos os estilos de aprendizagem.

 

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||