EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6D- Professoras Luciana e Rosana

Vivências do 6D (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h22


2º SEMESTRE DE 2018– TURMA6D- PROFªsLUCIANAe ROSANA

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

      

      No segundo semestre, a Turma 6D se manteve com o mesmo número de crianças, 21 meninos e 9 meninas.

      Foi possível observar durante a realização das propostas do semestre, que toda turma demonstrou avanços, realizando as atividades com mais atenção, apropriando-se dos combinados e demonstrando autonomia ao realizarem os cuidados pessoais trabalhados desde o começo do ano.

       Iniciamos o semestre com o Projeto Etnia e ao ser anunciado que receberiam amigos do continente africano, as crianças decidiram o nome e o país de origem dos bonecos. O que aconteceu de forma democrática e divertida através de votação entre as crianças. Foram apresentadas várias imagens de países e bandeiras do continente africano para a turma e eles escolheram a Nigéria para ser o país de origem dos bonecos. Escolheram também o nome KAMILI, que significa ‘presente’ para a boneca e AKIN, que significa ‘homem valente’, para o boneco. Os bonecos visitaram todas as famílias o que foi um fator importante para reforçar o respeito e laços de amizade que criaram quando os levaram para casa. E tudo ficou registrado com relatos das famílias e desenhos das crianças.       

       A história da África foi apresentada para as crianças através da sua arte, seus hábitos, sua culinária, suas músicas e danças, sendo possível ter uma ideia das várias realidades desse continente tão grandioso.

     Tivemos várias vivências relacionadas à esse projeto: filme “Azur e Asmar” e alguns desenhos do Kiriku, manuseio e exploração de vários instrumentos musicais, o que fez com que percebessem a influência africana nas batidas. Foram lidas e expostas para as crianças algumas obras de artistas negros onde puderam observar as cores e os traços. Fizeram releituras com materiais diversos (argila, guache, giz colorido e massa de modelar entre outros).

     Apresentamos para as crianças a história da bailarina Marcedes Baptista, uma bailarina negra que lutou contra o preconceito no Brasil e quebrou barreiras ao ser a primeira bailarina negra do teatro municipal do Rio de Janeiro. Vivenciaram alguns passos de balé e tiveram momentos para apreciar e experimentar outros ritmos como a capoeira, o samba e outros de sua preferência.

     Na literatura, o livro “A Semente que veio da África”, foi um dos livros que eles mais gostaram e para que a experiência se tornasse significativa, manusearam a semente do baobá, sementes que pertencem ao tabuleiro do jogo chamado “Mancala”, que ficou disponível  para ser tocado e explorado, fazendo comparações com outras sementes.

      Nossa primeira aula-passeio nesse semestre foi ao Parque do Ibirapuera “Uma Aventura Ambiental”. Antes de caminhar pelo parque tiveram a oportunidade de ouvir o canto de diversos passarinhos, conheceram árvores centenárias, estufas de mudas, conheceram o lago das carpas, observaram com lupas os canteiros de flores e participaram do desafio de passar pelo labirinto verde. A segunda aula-passeio foi ao Circo Spacial, assistimos ao espetáculo “Elementos” que faz referência aos quatro elementos da natureza, essenciais para sobrevivência do ser humano, Terra, Ar, Fogo e Água. Todos eles associados a elementos circenses como trapezistas, malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços. As crianças ficaram encantadas!

        As aulas-passeio foram bastante significativas para a turma, desde o trajeto, pois reconheceram lugares por onde passam no caminho para a escola, localizaram suas residências e fizeram comentários sobre viadutos e parques por onde passamos.

       Na semana da criança, a escola proporcionou a atividades diferenciadas, sugeridas pelas próprias crianças. A turma 6D participou com muito entusiasmo da baladinha, do piquenique, da sessão simultânea de leitura e do cine com pipoca que foi um dos momentos mais esperados pela turma.

       Houve participação efetiva junto ao Projeto Leitura em casa, a grande maioria das crianças levou os livros e nas rodas de conversa, demonstraram já conhecer as histórias, recontando com riqueza de detalhes e relatando, cheios de orgulho, quem leu para elas em casa. Demonstrando assim, que a participação da família no convívio com a leitura é muito importante para formação de nossos pequenos leitores.

        Nesse semestre também demos o primeiro passo para a construção do Parque Sonoro da escola, projeto que trará para as crianças um espaço de exploração livre da música e que poderão interagir com os objetos sonoros produzidos por elas mesmas. A nossa turma iniciou o projeto, conhecendo através de vídeos alguns Parques Sonoros de outras escolas. Para a que a experiência musical fosse mais significativa, as crianças exploraram os sons (do ambiente, dos animais, do próprio corpo, dos objetos e instrumentos musicais ), depois arriscaram fazer música com os objetos não estruturados ( potes, garrafa plástica, tocos, lápis, entre outros). Empolgadas, se envolveram em cada etapa e se divertiram em cada descoberta de novos sons.

      Demos continuidade ao projeto alimentação saudável, incentivando a autonomia e o uso de talheres, o prato de vidro e a participação na escolha e a composição do prato com variedade de alimentos. Observamos que não temos tanto desperdício alimentar e houve uma maior aceitação de legumes, verduras e frutas, tendo poucas crianças com resistência a experimentar novos sabores.

      Realizamos também, neste semestre, uma pesquisa alimentar junto às famílias, onde tabulamos as respostas e obtivemos resultados variáveis dos hábitos alimentares das crianças. A primeira questão foi quais alimentos as crianças mais gostam de comer, sendo o campeão, o arroz, em segundo o feijão e em terceiro a carne. Em contrapartida, os alimentos que não gostam de comer, quem ganhou foi a verdura, seguida dos legumes e a cenoura.

        Estamos muito felizes em vermos e termos participado do crescimento pessoal e cognitivo de cada criança e do grupo como um todo. Encerramos este ano letivo com a certeza de que os bons momentos que vivemos foram compartilhados com toda a escola, amigos e principalmente com vocês familiares, que são muito importantes no processo de aprendizado das crianças.

        Foi maravilhoso ter vocês conosco. Tenham a certeza que cada um de seus filhos é uma criança incrível e que sentiremos saudade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

DIVERSÃO NA SALA DE AULA

Publicado em 12/12/2018 às 14h15

BRINQUEDOS DA ESCOLA

 

BRINCANDO DE ESTÁTUA

Comentários (0) e Compartilhar

SIMBOLOS ADINKRA

Publicado em 12/12/2018 às 12h54

 

 SÍMBOLOS    ADINKRAS

Os símbolos Adinkra são africanos. Fazem parte da cultura Ashanti e são representados em formas geométricas estilizadas.

Eles transmitem os valores dos povos de Gana e da Costa do Marfim, os quais incluem aspectos da vida vegetal, do corpo humano e, até, aspectos astronômicos.

As adinkras eram encontradas nas roupas, onde costumavam ser estampadas de forma manual. No início, essas roupas eram usadas apenas nos funerais. Isso porque o nome Adinkra significa “dizer adeus”.

Ao longo do tempo, os símbolos passaram não só a ser usados em outras ocasiões, como podem ser encontrados em estampas de cerâmicas, tecidos e mesmo em tatuagens.

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

VIVÊNCIAS DA CAPOEIRA

Publicado em 07/12/2018 às 21h45

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

BANHO DE MANGUEIRA

Publicado em 07/12/2018 às 21h30

Comentários (0) e Compartilhar

A AMOEBA

Publicado em 07/12/2018 às 21h19

Comentários (0) e Compartilhar

PINTURA FACIAL

Publicado em 07/12/2018 às 21h12

Comentários (0) e Compartilhar

AULA PASSEIO" CIRCO SPACIAL"

Publicado em 07/12/2018 às 20h34

A segunda aula-passeio foi ao Circo Spacial, assistimos ao espetáculo “Elementos” que faz referência aos quatro elementos da natureza, essenciais para sobrevivência do ser humano, Terra, Ar, Fogo e Água. Todos eles associados a elementos circenses como trapezistas, malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços. As crianças ficaram encantadas.

 

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||