EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 6D (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h22


2º SEMESTRE DE 2018– TURMA6D- PROFªsLUCIANAe ROSANA

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

      

      No segundo semestre, a Turma 6D se manteve com o mesmo número de crianças, 21 meninos e 9 meninas.

      Foi possível observar durante a realização das propostas do semestre, que toda turma demonstrou avanços, realizando as atividades com mais atenção, apropriando-se dos combinados e demonstrando autonomia ao realizarem os cuidados pessoais trabalhados desde o começo do ano.

       Iniciamos o semestre com o Projeto Etnia e ao ser anunciado que receberiam amigos do continente africano, as crianças decidiram o nome e o país de origem dos bonecos. O que aconteceu de forma democrática e divertida através de votação entre as crianças. Foram apresentadas várias imagens de países e bandeiras do continente africano para a turma e eles escolheram a Nigéria para ser o país de origem dos bonecos. Escolheram também o nome KAMILI, que significa ‘presente’ para a boneca e AKIN, que significa ‘homem valente’, para o boneco. Os bonecos visitaram todas as famílias o que foi um fator importante para reforçar o respeito e laços de amizade que criaram quando os levaram para casa. E tudo ficou registrado com relatos das famílias e desenhos das crianças.       

       A história da África foi apresentada para as crianças através da sua arte, seus hábitos, sua culinária, suas músicas e danças, sendo possível ter uma ideia das várias realidades desse continente tão grandioso.

     Tivemos várias vivências relacionadas à esse projeto: filme “Azur e Asmar” e alguns desenhos do Kiriku, manuseio e exploração de vários instrumentos musicais, o que fez com que percebessem a influência africana nas batidas. Foram lidas e expostas para as crianças algumas obras de artistas negros onde puderam observar as cores e os traços. Fizeram releituras com materiais diversos (argila, guache, giz colorido e massa de modelar entre outros).

     Apresentamos para as crianças a história da bailarina Marcedes Baptista, uma bailarina negra que lutou contra o preconceito no Brasil e quebrou barreiras ao ser a primeira bailarina negra do teatro municipal do Rio de Janeiro. Vivenciaram alguns passos de balé e tiveram momentos para apreciar e experimentar outros ritmos como a capoeira, o samba e outros de sua preferência.

     Na literatura, o livro “A Semente que veio da África”, foi um dos livros que eles mais gostaram e para que a experiência se tornasse significativa, manusearam a semente do baobá, sementes que pertencem ao tabuleiro do jogo chamado “Mancala”, que ficou disponível  para ser tocado e explorado, fazendo comparações com outras sementes.

      Nossa primeira aula-passeio nesse semestre foi ao Parque do Ibirapuera “Uma Aventura Ambiental”. Antes de caminhar pelo parque tiveram a oportunidade de ouvir o canto de diversos passarinhos, conheceram árvores centenárias, estufas de mudas, conheceram o lago das carpas, observaram com lupas os canteiros de flores e participaram do desafio de passar pelo labirinto verde. A segunda aula-passeio foi ao Circo Spacial, assistimos ao espetáculo “Elementos” que faz referência aos quatro elementos da natureza, essenciais para sobrevivência do ser humano, Terra, Ar, Fogo e Água. Todos eles associados a elementos circenses como trapezistas, malabaristas, acrobatas, mágicos e palhaços. As crianças ficaram encantadas!

        As aulas-passeio foram bastante significativas para a turma, desde o trajeto, pois reconheceram lugares por onde passam no caminho para a escola, localizaram suas residências e fizeram comentários sobre viadutos e parques por onde passamos.

       Na semana da criança, a escola proporcionou a atividades diferenciadas, sugeridas pelas próprias crianças. A turma 6D participou com muito entusiasmo da baladinha, do piquenique, da sessão simultânea de leitura e do cine com pipoca que foi um dos momentos mais esperados pela turma.

       Houve participação efetiva junto ao Projeto Leitura em casa, a grande maioria das crianças levou os livros e nas rodas de conversa, demonstraram já conhecer as histórias, recontando com riqueza de detalhes e relatando, cheios de orgulho, quem leu para elas em casa. Demonstrando assim, que a participação da família no convívio com a leitura é muito importante para formação de nossos pequenos leitores.

        Nesse semestre também demos o primeiro passo para a construção do Parque Sonoro da escola, projeto que trará para as crianças um espaço de exploração livre da música e que poderão interagir com os objetos sonoros produzidos por elas mesmas. A nossa turma iniciou o projeto, conhecendo através de vídeos alguns Parques Sonoros de outras escolas. Para a que a experiência musical fosse mais significativa, as crianças exploraram os sons (do ambiente, dos animais, do próprio corpo, dos objetos e instrumentos musicais ), depois arriscaram fazer música com os objetos não estruturados ( potes, garrafa plástica, tocos, lápis, entre outros). Empolgadas, se envolveram em cada etapa e se divertiram em cada descoberta de novos sons.

      Demos continuidade ao projeto alimentação saudável, incentivando a autonomia e o uso de talheres, o prato de vidro e a participação na escolha e a composição do prato com variedade de alimentos. Observamos que não temos tanto desperdício alimentar e houve uma maior aceitação de legumes, verduras e frutas, tendo poucas crianças com resistência a experimentar novos sabores.

      Realizamos também, neste semestre, uma pesquisa alimentar junto às famílias, onde tabulamos as respostas e obtivemos resultados variáveis dos hábitos alimentares das crianças. A primeira questão foi quais alimentos as crianças mais gostam de comer, sendo o campeão, o arroz, em segundo o feijão e em terceiro a carne. Em contrapartida, os alimentos que não gostam de comer, quem ganhou foi a verdura, seguida dos legumes e a cenoura.

        Estamos muito felizes em vermos e termos participado do crescimento pessoal e cognitivo de cada criança e do grupo como um todo. Encerramos este ano letivo com a certeza de que os bons momentos que vivemos foram compartilhados com toda a escola, amigos e principalmente com vocês familiares, que são muito importantes no processo de aprendizado das crianças.

        Foi maravilhoso ter vocês conosco. Tenham a certeza que cada um de seus filhos é uma criança incrível e que sentiremos saudade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviar comentário

voltar para 6D- Professoras Luciana e Rosana

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||