EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6E- Professoras Aline e Juliana

Aula Passeio: Gibiló e seu trombone.

Publicado em 15/09/2018 às 16h02

Nossa aula passeio foi na Biblioteca Belmonte com o espetáculo do palhaço Gibiló que brinca com as crianças utilizando seu instrumento para ensinar de maneira divertida as notas musicais e contar a história de como entrou no circo fazendo acrobacias, pirâmides e números de monociclo, malabares e interagindo com as crianças de maneira divertida e dinâmica.

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Guache em Preto e Branco

Publicado em 15/09/2018 às 15h53

Usamos apenas o preto e o branco para criarmos o contraste em nossas obras. 

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Bexiga com guache

Publicado em 15/09/2018 às 15h45

Nesta vivência usamos a bexiga para carimbar o guache na folha sulfite. 

O melhor foi a Marina que perdeu o medo da bexiga e até desenhou um rosto feliz e "fofinho" na dela.

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de desenho com interferência: Palha

Publicado em 15/09/2018 às 15h37

Uma simples palha vira tanta coisa! 

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Guache com canudo

Publicado em 15/09/2018 às 15h30

Com o sopro pelo canudo e o guache criamos nossas lindas pinturas!

Comentários (0) e Compartilhar

Técnica de pintura: Monotipia

Publicado em 15/09/2018 às 15h24

O que é monotipia?  Mono=uma e Tipia=impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia.

Nesta vivência utilizamos o corpo de uma borboleta e pintamos uma asa e ao dobrarmos a folha ao meio, carimbamos a outra asa.

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências 1º semestre- 6E

Publicado em 06/07/2018 às 14h49

A turma do 6E tem 31 crianças frequentes, sendo 18 meninos e 13 meninas. No mês de fevereiro, que foi o mês de adaptação e acolhimento, recebemos nossas crianças com muitas brincadeiras. Tivemos a cama elástica, piscina de bolinhas e a casinha do faz de conta. Passamos também pelas vivências de carnaval, assistindo alguns vídeos, falando de Chiquinha Gonzaga, ouvindo marchinhas de carnaval, etc. Fizemos também desenho coletivo sobre a festa, máscaras de carnaval gigante da nossa turma e por fim tivemos o nosso baile de carnaval.

 

No mês de março e no mês de abril, trabalhamos com brincadeiras de movimento, lateralidade, jogos: (de memória, sequencial, de quantidade e jogo silábico), brincadeiras de faz de conta, expressão artística com desenho de memória, desenho de observação, pintura no azulejo, confecção de objeto com argila, etc. Trabalhamos também gêneros textuais, notícia, receita e poesia e muitas atividades e brincadeiras com o nome de cada um. Ainda no mês de abril, demos início aos trabalhos e vivências relacionados à cultura indígena, que aconteceu mais ou menos assim:

 

  •         Desenhos com o tema: "Como vivem os indígenas?"
  •         Vídeos com danças e músicas indígenas

 

Brincadeiras e jogos como:

  •         Heiné Kuputisu = Corrida num pé só,
  •         Corrida de Maracá = Competição entre equipes, corrida com bastão e obstáculos,
  •         Jogo da onça: que é uma brincadeira que a princípio era praticado no chão através dos traçados feitos na areia, que além de ser extremamente divertida, possui em sua essência fundamentos matemáticos, de raciocínio lógico e trabalho em equipe, onde as crianças indígenas aprendem desde cedo através dos ensinos da natureza.

 

Conhecendo e Pintando com o Urucum, que é o fruto do urucuzeiro, que é utilizado pelos indígenas para fazer suas pinturas corporais na cor vermelha, cada uma com seu significado e motivo.

 

Leitura dos mitos indígenas de Daniel Munduruku, como por exemplo:

 

  •         As Serpentes que Roubaram a Noite,
  •         Um amigo Para Sempre.

E aprofundamento na cultura do povo Munduruku, iniciando com a "A História de Um Menino Munduruku", que é uma breve ilustração sobre Daniel Munduruku, um dos escritores indígenas mais conhecidos do Brasil.

 

No mês de maio e no mês de junho demos início às vivências juninas, assistimos muitos vídeos, ouvimos muitas músicas de época junina, dançamos, degustamos doces e bolos da época, vivenciamos muitas brincadeiras como, corrida de saco, boca do palhaço, argola, etc.

 

No projeto Alimentação saudável fizemos a leitura de títulos sobre as boas práticas de alimentação, desenhos sobre comidas preferidas; incentivos dos pratos com variedade de cores, rodas de conversa sobre o assunto e a conscientização da prática do desperdício. Fizemos culinária de iogurte sem adição de açúcar, conhecendo os alimentos in natura e depois degustação do chuchu e abóbora (por terem baixa aceitação pelas crianças), culinária indígena da tapioca, culinária junina da paçoca e pão de abóbora. Atualmente a turma come bem, apenas rejeitam alguns legumes ou frutas cítricas.

Na higiene e escovação priorizamos os vídeos com orientações sobre a importância da higiene pessoal e bucal, rodas de conversa, demonstração da escovação correta com o “bocão” e conscientização sobre o uso da água. As crianças aproveitam o momento da escovação e com a orientação da professora o fazem com destreza. Tivemos também uma parceria com a UBS Jardim Souza com o atendimento dos dentistas (triagem e mutirão da saúde bucal) e feito encaminhamento para tratamento na UBS de algumas crianças que necessitavam de atendimento mais especializado.

Esta turma é bem participativa, porém observamos que em muitos momentos demonstram pouca concentração e agitação em algumas atividades como a roda de conversa, necessitando que as professoras relembrem constantemente os combinados e a rotina. Por isso no mês de maio e junho, intensificamos as rodas de conversa, o trabalho com os painéis sobre os combinados. Também, implantamos uma nova dinâmica para releitura dos combinados, cada dia uma ou duas crianças, (aquelas que se sentissem à vontade), fazia a releitura de alguns dos nossos combinados para a turma toda. Algumas famílias também foram convidadas, individualmente, a acompanhar mais de perto seus filhos para que reforçassem com eles o quanto o respeito aos combinados da turma era importante, estes apresentaram mudanças significativas. Sabemos que este trabalho é constante, porém, como as famílias são participativas, parceiras da escola, e nosso diálogo via agenda tem se dado de forma tranquila, acreditamos no sucesso do trabalho.

 

Um dos temas mais trabalhados desde o início do ano até o momento, e que irá permanecer até o último dia de aula é a “Cultura da Paz”. Seja através das mediações de conflito individuais, rodas de conversa coletiva, material como, vídeos, imagens e/ou histórias que tratam da boa convivência com todos.

 

Agradecemos a confiança, colaboração e respeito das famílias é muito prazeroso trabalhar com esta turma, aprendemos juntos, e ainda aprenderemos muito mais.

 

Comentários (1) e Compartilhar

Livro de Receitas

Publicado em 04/07/2018 às 10h39

Depois das culinárias que fizemos neste semestre, confeccionamos um livro com as nossas receitas para que assim as famílias reproduzam em casa!

As receitas estão no link abaixo:

  1. Iogurte Colorido
  2. Paçoca
  3. Pão de Abóbora
Comentários (0) e Compartilhar

Cozinha Pedagógica: Pão de Abóbora

Publicado em 02/07/2018 às 10h00

O dia da nossa receita de pão de abóbora foi um sucesso!

Aprovação total!

Comentários (0) e Compartilhar

Desenho de observação: Abóbora

Publicado em 02/07/2018 às 10h00

Conhecemos a abóbora in natura e após senti-la fizemos o nosso desenho de observação.

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||