EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

6E- Professoras Aline e Juliana

Desenho de observação: Chuchu

Publicado em 16/05/2018 às 20h51

E quando apareceu o chuchu na mesa a turma toda torceu o nariz!

Mas isso era só porque eles ainda não o conheciam de perto...

Fizemos uma roda de conversa, na qual eles falaram como o chuchu poderia ser feito, que sabor ele tinha, qual sua cor, que era duro quando cru mas "molinho" quando cozido, que tinha pequenos "espinhos", etc.

Depois fizemos um desenho de observação do chuchu, cada um mostrou cada detalhe que mais lhe agradara sobre este legume.

 Notamos que com a apresentação do chuchu in natura para as crianças  melhorou a sua aceitação.

Viva uma alimentação saudável e colorida!

 

Comentários (0) e Compartilhar

Jogo da Onça

Publicado em 16/05/2018 às 20h33

Trouxemos para as crianças o: “Jogo da Onça“! Que é uma brincadeira que a princípio era praticada no chão através dos traçados feitos na areia nas aldeias indígenas, que além de ser extremamente divertida, possui em sua essência fundamentos matemáticos, de raciocínio lógico e trabalho em equipe. 

Depois de aprendermos o jogo em sala de aula, confeccionamos o nosso tabuleiro e cada criança levou para casa com o milho e os 14 feijões para compartilhar com sua família.

O objetivo do jogo é que o jogador com a Onça vencerá a partida quando conseguir capturar 6 (seis) cachorros como no jogo de damas. O jogador com os cachorros vencerá a partida quando conseguir imobilizar a Onça de tal maneira, que ela fique sem possibilidade de movimento no tabuleiro.

Exigiu muita concentração, mas as crianças logo entenderam as regras. E no dia da Família ensinaram os familiares a jogar:

Comentários (1) e Compartilhar

Desenho colagem de observação: Onça

Publicado em 16/05/2018 às 20h06

Com o tema Cultura Indígena fizemos a leitura do livro Amazônia de Ellen Pestili e em seguida fizemos o desenho colagem de observação da onça.

O livro ficou exposto para que as crianças visualizassem e assim pudessem colar os papéis coloridos de forma a representar a onça.

Foi uma vivência divertida e de muita concentração!

Comentários (0) e Compartilhar

Brincadeira Indígena: Sol e Lua

Publicado em 16/05/2018 às 19h43

Sol e lua

Trabalhando na cultura indígena fizemos esta brincadeira que é um ótimo treino para a atenção, o tempo de reação e a noção de direita e esquerda, lateralidade e movimento. É conhecida em outras localidades com outros nomes como Passará de Bombaré.

Fazemos o desenho de um SOL e uma LUA no chão com giz separados por uma linha e ao comando da professora, as crianças precisavam pular para o que era solicitado.

Para um desafio maior a professora pulava junto; contudo falando uma opção e pulando para a outra.

Comentários (0) e Compartilhar

Vivências do 1º bimestre- 6E

Publicado em 02/05/2018 às 10h27

A turma do 6E tem 32 crianças frequentes, sendo 18 meninos e 14 meninas. No mês de fevereiro, que foi o mês de adaptação e acolhimento, recebemos nossas crianças com muitas brincadeiras. Tivemos a cama elástica, piscina de bolinhas e a casinha do faz de conta. Passamos também pelas vivências de carnaval, assistindo alguns vídeos, falando de Chiquinha Gonzaga, ouvindo marchinhas de carnaval, etc. Fizemos também desenho coletivo sobre a festa,  máscara de carnaval gigante da nossa turma e por fim tivemos o nosso baile de carnaval. 

No mês de março e no mês de abril, trabalhamos com brincadeiras de movimento, lateralidade, jogos: (de memória, sequencial, de quantidade e jogo silábico), brincadeiras de faz de conta, expressão artística com desenho de memória, desenho de observação, pintura no azulejo, confecção de objeto com argila, etc. Trabalhamos também gêneros textuais, notícia, receita e poesia e muitas atividades e brincadeiras com o nome de cada um. Ainda no mês de abril, demos início aos trabalhos e vivências relacionados à cultura indígena, que aconteceu mais ou menos assim:

-Desenhos com o tema: "Como vivem os indígenas?" 

-Vídeos com danças e músicas indígenas

-Brincadeiras como:

.Heiné Kuputisu= Corrida num pé só.

.Corrida de Maracá= Competição entre equipes, corrida com bastão e obstáculos.

-Conhecendo e Pintando com o Urucum, que é o fruto do urucuzeiro, que é utilizado pelos indígenas para fazer suas pinturas corporais na cor vermelha, cada uma com seu significado e motivo.

-Leitura dos mitos indígenas de Daniel Munduruku, como por exemplo:

.As Serpentes que Roubaram a Noite.

.Um amigo Para Sempre.

-E aprofundamento na cultura do povo Mundurucu, iniciando com a "A História de Um Menino Munduruku", que é uma breve ilustração sobre Daniel Munduruku, um dos escritores indígenas mais conhecidos do Brasil.

Porém, um dos temas mais trabalhados desde o início do ano até o momento, e que irá permanecer até o ultimo dia de aula é a “cultura da Paz”. Seja através das mediações de conflito individuais, rodas de conversa coletiva, material como, vídeos, imagens e/ou histórias que tratam da boa convivência com todos.

 

Agradecemos a colaboração de vocês nesse primeiro bimestre o respeito, a confiança e o carinho durante o nosso contato.

         Obrigada pela  parceria nesse primeiro bimestre!         

Comentários (0) e Compartilhar

Mês Indígena

Publicado em 14/04/2018 às 21h27

Boa Tarde a todos

 

No mês de abril todas as escolas irão comemorar o dia do "Índio", provavelmente a maioria das crianças voltarão para a casa no dia 19 de abril, pintadinhas de índio com um Cocar na cabeça e pronto, "OS ÍNDIOS SERÃO HOMENAGEADOS." 

NÃO!!

Aqui no Salomão Jorge nós contamos a verdade para as crianças. Os indígenas não são todos iguais, nós não perpetuamos a imagem de um "índio" do passado, congelado, parado no tempo. Os indígenas estão presentes em todas as regiões do Brasil e cada povo tem sua cultura, e nós procuramos trazer para as nossas crianças pelo menos um pouco dos costumes, hábitos e da cultura dos povos indígenas.

 A palavra "Índio" também é evitada, pois nas verdade não se trata de índios, trata-se de Tupinambá, Guarani, Pankararu, Tuxa, Yanomami, Munduruku, etc.

Na turma do 6E escolhemos o Povo Munduruku para conhecermos um pouco mais este ano. 

Começamos com os desenhos com o tema: "Como vivem os indígenas?" 

Assistimos alguns videos das danças e músicas indígenas. 

Brincamos de Heiné Kuputisu= Corrida num pé só. (brincadeira indígena)

E demos início ao nosso pequeno aprofundamento na cultura do povo Mundurucu com "A História de Um Menino Munduruku". Que é uma breve ilustração de algo que realmente aconteceu na vida de Daniel Munduruku, o escritor indígena mais conhecido do Brasil.

Na interação com o 6F também aproveitamos para trazer o Urucum, o fruto do urucuzeiro, que é utilizado pelos indígenas para fazer suas pinturas corporais na cor vermelha, cada uma com seu significado e motivo. Porém é também conhecido por nós como colorau. 

Também lemos o conto "Um Amigo Para Sempre" de Daniel Munduruku. 

Ainda vai rolar muita coisa, porém aqui já vão algumas fotos do que vem acontecendo na EMEI Salomão:

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (1) e Compartilhar

Adaptação e Acolhimento 6E

Publicado em 24/02/2018 às 21h43

Sejam todos bem vindos 

Neste mês de fevereiro recebemos nossas crianças da maneira que elas mais gostam de ser recebidas, com muito amor e brincadeiras de montão!!

Tivemos a cama elástica, a piscina de bolinhas, casinha, muitas brincadeiras de faz de conta e algumas vivências de carnaval.

Assistindo alguns videos descobrimos que o carnaval é uma festa muuuuuuito, mais muuuuuuito antiga.... Conhecemos também a Chiquinha Gonzaga que foi a autora da primeira marchinha de carnaval, "Ó Abre Alas que eu quero passar....."  e é claro ouvimos muitas marchinhas, dançamos e brincamos, com esta festa linda que enriquece a nossa cultura.

Aqui estão algumas fotos e um video que mostra um pouquinho deste nosso mês de fevereiro, que é curtinho, mas cheio de alegria. 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Engenheiro

Publicado em 15/02/2018 às 19h59

Brincando de engenheiro, dividindo materiais e compartilhando ideias.

Comentários (0) e Compartilhar

Alinhavo

Publicado em 15/02/2018 às 19h20

 

Dia de trabalhar a coordenação motora fina com o 6E.

Comentários (0) e Compartilhar

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||