EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências 1º semestre- 6F

Publicado em 06/07/2018 às 14h50
 

 

A turma do infantil II 6 F tem16 meninas e 16 meninos na faixa  etária de 5 anos. A adaptação no início do ano foi tranquila, pois a maioria já estudava no ano passado aqui na EMEI SALOMÃO JORGE e conhecia professores, espaços e funcionários. É uma turma bem entrosada e já trás um vínculo de amizade do ano anterior. 

 

 No mês de fevereiro trabalhamos o tema “Carnaval”, onde as crianças conheceram algumas marchinhas e finalizamos com um baile de carnaval com outras turmas. Elas se divertiram muito e expressaram através de desenhos de observação, memória e imaginação esses momentos que foram significativos para elas.

 

 Teve início no mês de Abril o Projeto da Cultura Indígena, e em roda de conversa as crianças puderam fazer perguntas sobre os povos indígenas, onde moram e como vivem. Através de imagens (fotos) conheceram um pouco da história do povo Indígena Pataxó, as cores fortes das suas pinturas corporais-vermelho, preto e branco. Descobriram que utilizam frutos da natureza para conseguir a tinta. O URUCUM chamou muito a atenção deles, viram o fruto, tiraram a tinta das sementes, pintaram o corpo com as suas sementes. Finalizamos esse projeto no Dia da Família na Escola realizando com as famílias várias vivências com tema Cultura Indígena. Tivemos culinária, dança, confecção de brinquedo e brincadeiras. Nas oficinas pudemos observar que muitos pais relembraram sua infância ao brincar com perna de pau, cama elástica, danças e cantos, roda, corrida de obstáculos, cabo de guerra, culinária, construção de petecas e dança indígena.

 

No mês de maio realizamos o Dia da Família na Escola com muitas vivências significativas para as crianças e suas famílias. O tema foi a Cultura Indígena. Muitos pais relembraram sua infância ao brincar com perna de pau, cama elástica, danças e cantos, roda, corrida de obstáculos, cabo de guerra. Teve também uma oficina de culinária, a receita do beijinho de mandioca.

 

 Nos mês de junho tivemos as vivências da Época Junina presentes em nossas aulas com muitas brincadeiras, degustações de comidas e músicas típica desta época, a família participou decorando os bonecos que foram enviados para casa. As crianças conheceram obras que retratam os festejos juninos dos artistas como Djanira , Militao dos Santos e Alfredo Volpi. Finalizamos o projeto com uma festa para toda a comunidade. Nossa turma apresentou a dança Bambolê Planta junto com a turma do 6D.

 

 Na rotina diária as crianças participaram de atividades onde puderam de maneira lúdica conhecer letras do seu nome e escrita, através de chamada com crachás, brincadeiras de roda (fundo do mar), calendário, pintura no azulejo, leituras dentro do tema trabalhado que foi povos indígenas e duas por vezes por semana tem sala de vídeo com filmes educativos de diversos temas dentro da educação infantil. Tiveram audição de músicas de carnaval, indígenas e da época junina.

 

Vivências realizadas neste semestre:

 

Projeto Leitura em Casa: Teve início em fevereiro com a participação da família, que junto com a criança pintaram o cartão de identificação e fizeram a escolha do livro que levaram para casa. Semanalmente as crianças folheiam os livros e escolhem um para levar para casa. A devolução acontece às terças-feiras, e tem sido uma data suficiente, pois a maioria tem devolvido no prazo. As crianças na roda de conversa comentam se gostaram ou não das histórias, quem leu o livro para elas e alguns pedem para levar o mesmo livro novamente.

Campo Dirigido: realizamos diversas atividades com cordas, cantigas de roda, brincadeiras com brinquedos não estruturados, como pneus, pé de lata, de jogos competitivos e de superar obstáculos, circuito, minhocão e atividades no parque.

Com essas atividades a proposta foi ampliar o desenvolvimento do equilíbrio, lateralidade, senso de direção, localização espacial e temporal e interação com outras turmas.

 Culinária: Foram apresentados alimentos ligados à cultura indígena, como por exemplo, o milho e a mandioca; o milho através da leitura da lenda “Subida pro Céu”, lenda do povo Bororô, onde fala sobre uma plantação de milho. Em roda de conversa falamos sobre alguns pratos feitos com milho, após fizeram degustação do bolo de milho, também fizemos a pipoca. Estreamos a cozinha experimental fazendo a tapioca, alimento à base da mandioca. No pátio da escola ficou exposto o pé de mandioca, as crianças tocaram e viram que a mandioca é uma raiz. Ficaram muito admirados!

 

Higiene: Dentro da rotina permanente trabalhamos a importância da escovação e cuidado com os dentes, a higienização das mãos após usar banheiro, brincadeiras e antes das refeições.  As crianças ampliaram seu conhecimento e autonomia, sendo capaz de reconhecer sua escova, e saber o momento de lavar as mãos e também cuidar de si.  É um momento onde eles participam com alegria. Na parceria com a UBS local esteve presente na escola as dentistas da UBS Jardim Souza, onde avaliaram a dentição das crianças e realizaram procedimentos em algumas crianças e encaminhamentos nos casos necessários para tratamentos prolongados e contínuos. 

             

O semestre foi de muitas vivências significativas para as crianças e para as famílias, onde a turma teve um significativo desenvolvimento de sua autonomia e cuidado de si.

 

 

Enviar comentário

voltar para 6F- Professoras Ducimara e Elaine

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||