EducaPX SitePX AWS Contraste Aumentar/Diminuir a fonte

Vivências do 6F (2º semestre)

Publicado em 18/12/2018 às 16h24

2º SEMESTRE DE 2018– TURMA 6F- PROFªs  DUCIMARA e ELAINE

Épocas Trabalhadas / Projetos / Atividades

(Percurso realizado pelo grupo)

 

    A turma do infantil II 6F neste semestre foi composta por 15 meninas e 13 meninos na faixa etária de 6 anos. Dando continuidade ao trabalho do 1º semestre, observamos que a turma se adaptou bem com as novas professoras. É uma turma que estabeleceu bons laços de amizade, mas que também apresenta facilidade para entrar em conflitos. A maioria destes conflitos é gerada por não gostarem de dividir objetos e espaços, algo que temos conversado bastante em nossas rodas.

   Com base nos estudos do Projeto Especial de Ação (PEA) trabalhamos com as crianças a linguagem artística dando ênfase a diversos tipos de desenho como: desenho de interferência, desenho de memoria, pinturas diversas com tintas, giz de cera, canetinhas e lápis de cor. Com esses trabalhos buscamos desenvolver a sensibilidade, imaginação, percepção, intuição e a cognição das crianças.

    No mês de agosto trabalhamos o tema “Folclore”, onde as crianças tiveram contato com as mais diversas lendas do nosso folclore, através da leitura e vídeos exibidos em forma de desenhos animados. As crianças tiveram a oportunidade de expressarem o que aprenderam através de desenhos de observação, memória e imaginação e também desenhos de interferência.

   Nesse semestre também desenvolvemos o Projeto “Etnia”, um projeto voltado para a desconstrução do preconceito e racismo contra os negros e valorização da cultura afro, bem como mostrar a beleza desse povo e identificar as raízes africanas no povo brasileiro. Dentro desse projeto, a turma adotou duas “crianças” vindas da África. Inicialmente, contamos para a turma que duas crianças viriam para o Brasil para morar na escola, que não tinham nome e que precisaríamos escolher seus nomes, a turma escolheu o nome de Chad para o menino e Layla para a menina.

   Com a chegada deles cada criança seria sorteada para levar um ou outro para sua casa nos finais de semana. Na verdade, essas crianças da África eram bonecos negros, e quando eles chegaram na nossa sala foram muito bem recebidos pelas crianças.

   A turma assistiu o filme “Kiriku” e gostaram muito, e até reproduziram os vasos que Kiriku fabricava em sua aldeia; utilizamos argila para produção dos vasos. Assistimos também o filme “Azur e Asmar”, uma história muito empolgante que as crianças apreciaram bastante. Tivemos a oportunidade de conhecer e assistir os “Contos de Tinga Tinga”.  Muitas produções surgiram a partir destes vídeos.

   Lemos muitas histórias para a turma como: “Bruna e a galinha d’angola”, “Krô Krô e a galinhola”, “Menina bonita do laço de fita”, “As pérolas de Cadija” dentre tantas outras. Outro momento que empolgou bastante a turma foi o de confecção das máscaras africanas.

   Na rotina diária as crianças participaram de brincadeiras como: “Daga”, uma brincadeira africana, “barra manteiga”, “O cachorro e o osso”, “Passa anel”, “telefone sem fio”, “Dança das cadeiras”, “Estátua”, “Brincadeira do Silêncio”, “Mímica”, pintura no azulejo. Tiveram também audição de sons de instrumentos africanos e assistiram ainda a vídeos relacionados ao parque sonoro

Vivências realizadas neste semestre:

Projeto Leitura em casa: Também demos continuidade ao Projeto leitura emcasa, com o intuito de resgatar a atenção da família para com as crianças e assim promover a aproximação escola e família. No momento da escolha do livro observamos que a maioria das crianças têm o cuidado de apreciar as imagens antes de escolher o livro para empréstimo.

Campo Dirigido: Realizamos várias atividades com cordas, amarelinha, cantigas de roda, futebol, patinete, basquete e atividades no parque.

Projeto Alimentação saudável:Dando continuidade ao Projeto AlimentaçãoSaudável trabalhamos com as crianças diferentes tipos de alimentos desde os mais comuns que diariamente estão presentes em nossa mesa até os alimentos de épocas especificas. Trabalhamos também a importância da alimentação saudável para o nosso corpo, confeccionando cartazes com alimentos saudáveis e não saudáveis. Com essas atividades incentivamos nossas crianças a terem bons hábitos alimentares dando a elas a oportunidades de experimentarem novos alimentos Nas refeições adquiriram a consciência de colocar a quantidade adequada de alimentos no prato, para que não haja desperdício, utilizando-se com destreza dos talheres. No geral, as crianças tiveram uma grande evolução, já experimentam novos sabores e aproveitaram esse momento com mais gosto.

Higiene: Em rodas de conversas sempre discutimos o cuidado com o corpo e seus pertences, cabelo sempre presos, unhas cortadas e limpas, os sapatos sempre amarrados, as mochilas guardadas nos lugares adequados, cuidados com agenda, materiais escolares e seus brinquedos. Com esses incentivos proporcionamos as crianças a compreenderem a importância de uma boa higiene e cuidados com o corpo, desenvolvendo assim a sua autonomia.

Aulas–passeios: Tivemos duas aulas-passeios neste semestre, uma para o Aventura Ambiental que fica no Parque do Ibirapuera, onde tivemos um total de 25 crianças que participaram. Eles gostaram muito porque além de ter o contato com a natureza através do conhecimento de plantas e árvores realizaram um grande piquenique que fortaleceu a socialização da turma. No outro passeio fomos para o Circo Spacial, as crianças também ficaram encantadas com as apresentações oferecidas no circo e se empolgaram muito. Neste passeio foi um total de 25 crianças também. Na volta, no ônibus viemos cantando e brincando, foi muito divertido, as crianças se alegraram bastante.

O semestre foi de muitas vivências significativas para as crianças e para as famílias, onde a turma teve um significativo desenvolvimento de sua autonomia e cuidado de si.

Gostaríamos de agradecer a família pela confiança no nosso trabalho, pela compreensão nos pequenos conflitos e desejar um excelente fim de ano e que 2019 seja repleto de grandes realizações.

 

 

 

 

Enviar comentário

voltar para 6F- Professoras Ducimara e Elaine

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left show fwR tsN|bds b05|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||